Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Lucas Sales de Santiago Coêlho de.-
dc.date.accessioned2022-08-02T18:59:31Z-
dc.date.available2022-08-02T18:59:31Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24146-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the role of the Chinese entrepreneur in China's foreign policy, based on the case of the Chinese giant Tencent, which operates in the emerging technological market in India. Since 2014, there has been a growth in Chinese investments in India in areas ranging from local services, education and healthcare to e-commerce, entertainment and digital games. The Chinese policy of Going Out was an important driver of this increase in trade in services between China and India, by proposing an increasing weight in trade relations in the formulation of Chinese foreign policy. In this sense, based on theoretical-conceptual elements of approaches to Political Entrepreneurship and Corporate Diplomacy, focusing on the case of Tencent, a Chinese giant that operates in the emerging technological market in India, we sought to understand the role of Chinese entrepreneurs in foreign policy of China and its performance in the sense of developing a digital domain of China in the region and generating a significant advance in the cooperation between the two countries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2022-08-02T18:59:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSSCS02082022.pdf: 894878 bytes, checksum: 918aeb52a6266325223cd61d3e79b8d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-02T18:59:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSSCS02082022.pdf: 894878 bytes, checksum: 918aeb52a6266325223cd61d3e79b8d6 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Externapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo políticopt_BR
dc.subjectDiplomacia corporativapt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectIndiapt_BR
dc.subjectTencentpt_BR
dc.titleO papel do empreendedor na análise da política externa chinesa: a promoção tecnológica no caso da Tencent na Índiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Elia Elisa Cia.-
dc.description.resumoO presente trabalho possui como objetivo analisar o papel do empresário chinês na política externa da China, a partir do caso da gigante chinesa Tencent, a qual atua no mercado tecnológico emergente da Índia. Desde 2014, houve um crescimento dos investimentos chineses na Índia em áreas variadas, que vão desde serviços locais, educação e saúde até e-commerce, entretenimento e jogos digitais. A política chinesa de Going Out foi um importante propulsor deste aumento do comércio de serviços entre a China e a Índia, ao propor um peso crescente nas relações comerciais na formulação da política externa chinesa. Nesse sentido, a partir de elementos teórico-conceituais das abordagens sobre Empreendedorismo Político e Diplomacia corporativa, focando o caso da empresa Tencent, uma gigante chinesa que atua no mercado tecnológico emergente da Índia, buscou-se compreender o papel do empresário chinês na política externa da China e sua atuação no sentido de desenvolver um domínio digital da China na região e gerando um avanço significativo da cooperação entre os dois países.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSSCS02082022.pdf873,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons