Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24175
Tipo: TCC
Título: Gestão da Escola Municipal do Campo Santa Ana Albuquerque por meio dos documentos norteadores: projeto político pedagógico e regimento interno
Autor(es): Paiva, Tatiana Gadelha de
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: Esta pesquisa se propôs a discutir uma vertente da área educacional: a Educação do Campo, que se apresenta como uma modalidade educacional segundo os documentos oficiais que regem a educação do campo, no Brasil. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma escola do Município de Pedra Lavrada, situada no Seridó Paraibano, com o propósito de compreender de que forma os documentos norteadores da escola (Projeto Pedagógico e Regimento Interno) se voltam para os princípios da educação do campo, cujos objetivos foram analisar se os documentos norteadores da escola estão de acordo com o que preceituam documentos oficiais para a educação do campo e de que forma contribuem para uma gestão escolar democrática, analisando-se a forma de como se deu a elaboração desses documentos norteadores na Escola do campo. O estudo também se desenvolveu por meio de análise do conteúdo presente no discurso de estudantes, professores e gestora da escola, a partir da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, além de uma entrevista informal coma diretora da escola, via WhatsApp. Com base nos resultados da pesquisa e a análise da documentação norteadora, pôde-se observar uma fragilidade sobre o que é Educação no e do Campo, e seus princípios educacionais. Por sua vez, nos documentos norteadores da escola apresentam-se propostas pedagógicas, que contribuem para o processo de negação da identidade camponesa dos sujeitos da escola, o que não contribui para a construção de uma gestão democrática.
Abstract: This research set out to discuss an aspect of the educational area: Rural Education, which is presented as an educational modality according to official documents that govern rural education in Brazil. This is a research carried out in a school in the municipality of Pedra Lavrada, located in Seridó Paraibano, with the purpose of understanding how the school's guiding documents (Pedagogical Project and Internal Regulation) turn to the principles of rural education , whose objectives were to analyze whether the school's guiding documents are in accordance with what official documents for rural education prescribe and how they contribute to democratic school management, analyzing the way in which these guiding documents were elaborated. at Escola do campo. The study was also developed through analysis of the content present in the speech of students, teachers and school manager, through the application of questionnaires with open and closed questions, in addition to an informal interview with the school principal, via WhatsApp. Based on the results of the research and the analysis of the guiding documentation, it is possible to observe a fragility about what Education in and in the Countryside is, and its educational principles. In turn, the school's guiding documents present pedagogical proposals that contribute to the process of denying the peasant identity of the school subjects, which does not contribute to the construction of democratic management.
Palavras-chave: Educação do Campo
Gestão escolar
Documentos norteadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24175
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TGP03082022.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons