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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24218
Tipo: Dissertação
Título: Evolução, desvios e tensões na formação de uma infraestrutura de informação: estudo de caso do sistema integrado de gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(es): Silva, Larrissa Dantas Xavier da
Primeiro Orientador: Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estudar, sob a perspectiva teórica das infraestruturas de informação (II), a evolução, desvios e tensões sociotécnicas na formação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com expressiva utilização na área da educação superior brasileira. A pesquisa tem como base uma estratégia qualitativa de caráter exploratório, empregando o estudo de caso como método. Os métodos para coleta de dados foram três: coleta de documentos, entrevistas e questionários. Para etapa de seleção, análise e interpretação dos dados, foi desenvolvido um framework que teve como base os fundamentos teóricos das II e o seu objetivo é a sistematização da análise dos resultados. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal da Paraíba. A chegada do SIG no setor da educação superior brasileira auxilia de forma dinâmica na colaboração entre a organização, professores, alunos e servidores, promovendo celeridade nos processos internos e nas tomadas de decisões. Como resultado dessa pesquisa, é possível identificar o processo de evolução por meio de uma linha cronológica, tensões e desvios sofridos pelo SIG, auxiliando a equipe de desenvolvimento e atores responsáveis pelo setor organizacional a considerarem o que está sendo positivo e negativo nesse processo. Conclui-se que os sistemas foram resultantes de uma sucessão de tensões e desvios, por isso, seu caráter emergente e contínuo. Tais tensões e desvios não foram limitações para sua evolução. O SIG vem sendo construído continuamente de modo incremental a cada ciclo de avaliação e possui o papel infraestrutural de articular diferentes comunidades de prática.
Abstract: The objective of this research is to study, from the theoretical perspective of information infrastructures (II), the evolution, deviations and socio-technical tensions in the formation of the Integrated Management System (IMS) of the Federal University of Rio Grande do Norte, with significant use in the area of Brazilian higher education. The research is based on an exploratory qualitative strategy, using the case study as a method. The methods for data collection were three: collection of documents, interviews and questionnaires. For the stage of selection, analysis and interpretation of the data, a framework was developed that was based on the theoretical foundations of the II and its objective is to systematize the analysis of the results. The research was carried out at the Federal University of Rio Grande do Norte and at the Federal University of Paraíba. The arrival of IMS in the Brazilian higher education sector dynamically assists in the collaboration between the organization, teachers, students and civil servants, promoting speed in internal processes and decision making. As a result of this research, it will be possible to identify the process of how the evolution, the tensions and deviations suffered by the IMS took place, helping the development team and actors responsible for the organizational sector to consider what is being positive and negative in this process. It is concluded that the systems were the result of a succession of tensions and deviations, hence their emergent and continuous character. Such tensions and deviations were not limitations to its evolution. The IMS has been continuously built incrementally with each evaluation cycle and has the infrastructure role of articulating different communities of practice.
Palavras-chave: Evolução
Tensão
Desvios
SIG
Infraestrutura de Informação
Evolution
Tension
Drift
IMS
Information Infrastructure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24218
Data do documento: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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