Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24255
Tipo: | TCC |
Título: | Grupo de Percussão Popular da UFPB: práticas de ensino coletivo de percussão popular em um grupo heterogêneo |
Título(s) alternativo(s): | UFPB Popular Percussion Group: popular percussion collective teaching practices in a heterogeneous group |
Autor(es): | Lima, Edailza Maria Pereira |
Primeiro Orientador: | Mestrinel, Francisco de Assis Santana |
Resumo: | O presente trabalho traz uma reflexão sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais, mais especificamente no campo da percussão popular. O objetivo é discutir o processo de ensino coletivo de percussão popular no Grupo de Percussão Popular da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, foi desenvolvida estudo de caso de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram conduzidas observações participantes no contexto das aulas de percussão popular, bem como a realização das entrevistas. O processo analítico se baseou na triangulação das informações coletadas e produzidas em campo com o referencial bibliográfico composto por estudos no campo do ensino coletivo de instrumentos musicais. Os principais resultados destacam o caráter heterogêneo do grupo estudado, onde o formato de ensino coletivo de percussão popular apresenta-se bastante funcional, contribuindo de forma satisfatória para o aprendizado musical e possibilitando articular conhecimentos técnicos, práticos e teóricos. |
Abstract: | The present work brings a reflection on the collective teaching of musical instruments, more in the field of popular percussion. The objective is discuss the process of collective teaching of popular percussion in the Popular Percussion Group of Universidade Federal da Paraíba. For this, a case study with a qualitative approach was developed. In the context field , surveys were carried out by popular survey participants as the conduct of the . The analysis was based on the classification of the information collected andon the process of relevant studies in the field with the reference composed by the field of collective teaching of instruments. The main ones are the differentiating character of the groupof collective teaching par excellence studied, where the popular popular teaching format presents the result, heterogeneously trained for musical learning and improved articulation of practical and theoretical knowledge. |
Palavras-chave: | Música - Ensino Música - Percussão popular Instrumentos musicais - Ensino coletivo Percussão - Ensino - UFPB |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24255 |
Data do documento: | 1-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMPL08082022.pdf | 339,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons