Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24259
Tipo: TCC
Título: Solos de caixa em estilo bem brasileiro: estudos e interpretações de material didático para percussão.
Título(s) alternativo(s): Box solos in very Brazilian style: studies and interpretations of didactic material for percussion.
Autor(es): Carvalho, Saulo Soares de
Primeiro Orientador: Mestrinel, Francisco de Assis Santana
Resumo: O presente trabalho traz reflexões e discussões acerca do processo de produção de material didático para percussão, especificamente para caixa. Busca-se discutir e refletir sobre lacunas no processo de estudo técnico de caixa e a prática no contexto da música popular brasileira, apontando a escassez na produção literária no que diz respeito à integração contextualizada da rítmica brasileira e propondo perspectivas decoloniais a partir de abordagens criativas e composicionais. A metodologia se apoia na revisão de literatura (textos e métodos) de autores como José Gramani (1996), Luis Ricardo Queiroz (2020), Rodrigo Paiva (2004), Ney Rosauro (1996), Emília Maria Chamone (2008), Marcello Teixeira (2015), entre outros/as, em análise de gravações de duas peças do material didático em questão por diferentes percussionistas, bem como em entrevistas com os mesmos.
Abstract: The present work brings reflections and discussions about the process of producing didactic material for percussion, specifically for the snare drum. It seeks to discuss and reflect on gaps in the process of technical study of the snare drum and practice in the context of Brazilian popular music, pointing out the scarcity in the literary production regarding the contextualized integration of Brazilian rhythm and proposing decolonial perspectives from creative and compositional approaches. The methodology is based on a literature review (texts and methods) of authors such as José Gramani (1996), Luis Ricardo Queiroz (2020), Rodrigo Paiva (2004), Ney Rosauro (1996), Emília Maria Chamone (2008), Marcello Teixeira (2015), among others, on the analysis of recordings of two pieces of the didactic material in question by different percussionists, as well as on interviews with them.
Palavras-chave: Educação musical
Percussão
Música - Ensino - Brasil
Caixa (Instrumento) - Histórico
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24259
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSC11082022.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons