Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24270
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino do saxofone: uma análise no Conservatório Pernambucano de Música. |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of the saxophone: an analysis at the Pernambuco Conservatory of Music. |
Autor(es): | Ribeiro Junior, Luiz Carlos Nunes |
Primeiro Orientador: | Silva, Luceni Caetano da |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Conservatório Pernambucano de Música e teve por objetivo analisar como os professores de saxofone desenvolvem sua prática pedagógica. Buscou identificar as dificuldades que esses profissionais enfrentam no processo de ensino, o repertório, os métodos que utilizam nas aulas e como motivam seus alunos para permanecerem no estudo do saxofone. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações de aulas, entrevistas semiestruturadas com os professores e pesquisa documental. Para dar suporte à sua fundamentação teórica, foram feitas leituras bibliográficas na área da educação musical e em suas subáreas de temas específicos, como o ensino do instrumento, sobre o saxofone e aspectos históricos dos objetos envolvidos. Como resultado desta pesquisa podemos concluir que os professores de saxofone da instituição estudada trabalham aspectos que ajudam não só no desenvolvimento técnico do saxofone, mas também no seu desenvolvimento musical, como a criatividade, improvisação e maior compreensão harmônica. |
Abstract: | This research was carried out within the scope of the Pernambuco Conservatory of Music and aimed to analyze how saxophone teachers develop their pedagogical practice. It sought to identify as difficulties that these professionals face in the teaching process, the repertoire, the methods they use in class and how they motivate their students to remain in the study of the saxophone. Data collection instruments, class escorts, semi-structured escorts with teachers and documentary research were used. To support its theoretical foundation, bibliographic readings were made in the area of music education and in its sub-areas of specific themes, such as instrument teaching, about the saxophone and historical aspects of the objects faced. As a result of this research we can conclude that the saxophone teachers of this studied ‘institution, processes aspects that not only in the technical development of the saxophone, but also in its musical development, such as creativity, improvisation and greater harmonic understanding. |
Palavras-chave: | Educação musical Saxofone - Ensino - Brasil Conservatório de Música - Pernambuco Ensino do saxofone - Prática pedagógica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24270 |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCNRJ17082022.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons