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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24281
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELLO, JOSÉ MAURICIO BRUM DE-
dc.date.accessioned2022-08-19T12:58:17Z-
dc.date.available2020-04-15-
dc.date.available2022-08-19T12:58:17Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24281-
dc.description.abstractCoworking, a business based on shared space, has been gaining ground around the world as a solution to one of the most serious problems entrepreneurs face when thinking about starting their business: high upfront investment and operational cost and fairly high tax rates. Shared spaces provide the opportunity for small businesses, professionals, recent graduates, freelancers, and / or those who are still in informality, to have their demands met, using the well-planned infrastructure of these work centers that are designed to meet the most diverse corporate needs. The coworking industry has been growing exponentially in the country in recent years, mainly serving the segments of Architecture, Innovations, Startups, Technology, Design and Fashion. However, the knowledge and use of this new business modality by Brazilian entrepreneurs, compared to other countries, can still be considered very incipient. The idea of extending this concept to the gastronomy space, taking advantage of the worldwide growth trend of this business model, is the main objective of this work, which observed, in more depth, from a market research and the structuring of a complete business plan, the intention to consume and the economic and financial viability of the construction of a space of fully equipped industrial kitchens, in the city of João Pessoa, which may have its entire infrastructure rented by professionals and amateurs who work with the production of food and do not yet have adequate space. The results obtained in the market research showed that most of the possible users of this space are women aged 19 and 24, with a family income between 2 and 5 minimum wages who work or intend to work with their own food production, mainly in the confectionery area. As for the financial analysis, all calculated indices, including those for risk, were favorable to the implementation of the business, even under a probable pessimistic scenario.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2022-08-19T12:58:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMBM15042020.pdf: 4468339 bytes, checksum: be43100a889d5c4eead9f87c71287be5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-19T12:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMBM15042020.pdf: 4468339 bytes, checksum: be43100a889d5c4eead9f87c71287be5 (MD5) Previous issue date: 2020-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoworkingpt_BR
dc.subjectCloud Kitchenpt_BR
dc.subjectDark Kitchenpt_BR
dc.subjectGhost Kitchenpt_BR
dc.subjectCozinha Compartilhadapt_BR
dc.titleCoworking: plano de negócio de uma cozinha compartilhada na cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino-
dc.description.resumoO Coworking, modalidade de negócio baseada na utilização de espaços compartilhados, vem ganhando espaço em todo o mundo, como solução para um dos mais sérios problemas que o empreendedor enfrenta ao pensar em abrir a sua empresa: o alto investimento inicial e o custo operacional e tributário bastante elevados. Os espaços compartilhados dão a oportunidade às pequenas empresas, aos profissionais liberais, recém-formados, free-lancers, autônomos e/ou àqueles que ainda se encontram na informalidade, darem vazão às suas demandas, utilizandose da infraestrutura, muito bem planejada, destes núcleos de trabalho, projetada para atender as mais diversas necessidades corporativas. O setor de Coworking vem crescendo de maneira exponencial no país nos últimos anos, principalmente atendendo aos segmentos de Arquitetura, Inovações, Startups, Tecnologia, Design e Moda. No entanto, o conhecimento e utilização desta nova modalidade de negócios, por parte dos empreendedores brasileiros, se comparada a outros países, pode ser considerada ainda muito incipiente. A ideia de estender este conceito para o espaço da gastronomia, aproveitando a tendência mundial de crescimento deste modelo de negócio, é o objetivo principal deste trabalho, que observou, de forma mais aprofundada, a partir de uma pesquisa de mercado e da estruturação de um plano completo de negócios, a intenção de consumo e a viabilidade econômico-financeira da construção de um espaço de cozinhas industriais totalmente equipadas, na cidade de João Pessoa, que poderá ter toda a sua infraestrutura alugada por profissionais e amadores que trabalhem com a produção de alimentos e não possuam, ainda, espaço próprio adequado. Os resultados obtidos na pesquisa de mercado deram conta de que a maioria dos possíveis usuários deste espaço são mulheres de 19 e 24 anos, com renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos que trabalham ou têm a intenção de trabalhar com produção própria de alimentos, principalmente na área de confeitaria. Quanto a análise financeira, todos os índices calculados, inclusive os de risco, foram favoráveis à implementação do negócio, mesmo sob um provável cenário pessimista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

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