Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Deize Honorio da-
dc.creatorDionisio, Joselane dos Santos-
dc.date.accessioned2017-09-26T15:01:45Z-
dc.date.available2017-01-26-
dc.date.available2017-09-26T15:01:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2430-
dc.description.abstractThe aim of the present study is to analyze if what promises the area of deepening in Special Education of the course of Pedagogy of the UFPB is fulfilled in practice, in other words, if the teacher’s graduates of this area of deepening realize inclusive practices. In order to develop this research, we maintained contact with the direction of a Public School, located in the municipality of João Pessoa, in the Geisel neighborhood, where we observed two teachers with a background in pedagogy with an area of deepening in Special Education by the same university and five teachers with Training in pedagogy in other different areas of deepening of the course. Through observations of the teaching practices of these teachers, from June to September of 2016, accompanied by a record in a field diary, we submitted the records made to the qualitative analysis, based on four analytical categories constructed from the PPP studies of the course Pedagogy. The results of the research demonstrated that the area of deepening in Special Education makes the practice of teachers more inclusive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-26T15:01:45Z No. of bitstreams: 1 ADHS26012017.pdf: 523335 bytes, checksum: 1907a7629c18a6d915ed813283229b9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-26T15:01:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADHS26012017.pdf: 523335 bytes, checksum: 1907a7629c18a6d915ed813283229b9e (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.titleSaberes necessários para uma prática inclusiva: as contribuições da área de aprofundamento em educação especialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4913295564659143pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é analisar se o que promete a área de aprofundamento em Educação Especial do curso de Pedagogia da UFPB se cumpre na prática, ou seja, se os professores egressos dessa área de aprofundamento realizam práticas inclusivas. Para desenvolver essa pesquisa mantivemos contato com a direção de uma Escola de caráter público, situado no município de João Pessoa, no bairro do Geisel, onde observamos dois professores com formação em pedagogia com área de aprofundamento em Educação Especial – pela UFPB -, e cinco professores com formação em pedagogia em outras diferentes áreas de aprofundamento do curso. Através de observações das práticas docentes desses professores, num período de junho a setembro\2016, acompanhada de registro num diário de campo, submetemos os registros feitos à análise qualitativa, tendo por base quatro categorias analíticas construídas a partir dos estudos do PPP do curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa demonstraram que a área de aprofundamento em Educação Especial torna a prática dos professores mais inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADHS26012017.pdf511,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.