Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2430
Tipo: TCC
Título: Saberes necessários para uma prática inclusiva: as contribuições da área de aprofundamento em educação especial
Autor(es): Silva, Ana Deize Honorio da
Dionisio, Joselane dos Santos
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar se o que promete a área de aprofundamento em Educação Especial do curso de Pedagogia da UFPB se cumpre na prática, ou seja, se os professores egressos dessa área de aprofundamento realizam práticas inclusivas. Para desenvolver essa pesquisa mantivemos contato com a direção de uma Escola de caráter público, situado no município de João Pessoa, no bairro do Geisel, onde observamos dois professores com formação em pedagogia com área de aprofundamento em Educação Especial – pela UFPB -, e cinco professores com formação em pedagogia em outras diferentes áreas de aprofundamento do curso. Através de observações das práticas docentes desses professores, num período de junho a setembro\2016, acompanhada de registro num diário de campo, submetemos os registros feitos à análise qualitativa, tendo por base quatro categorias analíticas construídas a partir dos estudos do PPP do curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa demonstraram que a área de aprofundamento em Educação Especial torna a prática dos professores mais inclusiva.
Abstract: The aim of the present study is to analyze if what promises the area of deepening in Special Education of the course of Pedagogy of the UFPB is fulfilled in practice, in other words, if the teacher’s graduates of this area of deepening realize inclusive practices. In order to develop this research, we maintained contact with the direction of a Public School, located in the municipality of João Pessoa, in the Geisel neighborhood, where we observed two teachers with a background in pedagogy with an area of deepening in Special Education by the same university and five teachers with Training in pedagogy in other different areas of deepening of the course. Through observations of the teaching practices of these teachers, from June to September of 2016, accompanied by a record in a field diary, we submitted the records made to the qualitative analysis, based on four analytical categories constructed from the PPP studies of the course Pedagogy. The results of the research demonstrated that the area of deepening in Special Education makes the practice of teachers more inclusive.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Práticas docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2430
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADHS26012017.pdf511,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.