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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24347
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALBUQUERQUE, REBECA MACHADO DE-
dc.date.accessioned2022-08-29T14:48:31Z-
dc.date.available2022-08-29T14:48:31Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24347-
dc.description.abstractThis work aimed to experience the metacognitive procedure called by Iser of emancipation during the process of reading digital poetry. As a result of this objective, there were discussed the social function of literature in the Digital Era, about the access to literature, about cyberculture, the interactivity, about the mediatic reception and also about interpretation of the new figures of literary texts etc. Sustained in the Theory of Aesthetics Effect (ISER, 1996, 1999), the Mapping of the Aesthetic Experience (MAPAE) of the author-reader with the poems Não tem que, by Arnaldo Nunes (2010), A Árvore, by Rui Torres (2018) and Eu não precisava by Julio Agra (2002) as a methodology to approach the process of digital poetry as a potentializer of an emancipatory reading, capable of enabling cognitive, emotional and behavioral leaps to its readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-08-29T14:48:31Z No. of bitstreams: 1 RMA 29.08.2022.pdf: 2121271 bytes, checksum: 0bbda251d4268f303b8988038cd0e019 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T14:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMA 29.08.2022.pdf: 2121271 bytes, checksum: 0bbda251d4268f303b8988038cd0e019 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeitura de poesia digitalpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectMapeamento da Experiência Estéticapt_BR
dc.subjectTeoria do Efeito Estéticopt_BR
dc.titleENTRE VERSOS E PIXELS: LEITURA DA POESIA DIGITAL NUMA PERSPECTIVA ISERIANApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo vivenciar o procedimento metacognitivo denominado por Iser de emancipação durante o processo de leitura de poesia digital. Decorrente desse objetivo, foram discutidas a função social da literatura na era digital, o acesso à literatura, a cibercultura, a interatividade, a recepção midiática e multimedial, a leitura e interpretação literária, além das novas configurações da obra literária etc. Amparado na Teoria de Efeito Estético (ISER, 1996,1999) empregou-se o Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE) da autora-leitora com os poemas “Não tem que”, de Arnaldo Nunes (2010), “A Árvore”, de Rui Torres (2018), e “Eu não precisava”, de Julio Agra (2002), como metodologia de aproximação de apreensão do processo de leitura de poemas digitais à emancipação cognitiva. Assim, a poesia eletrônica foi considerada como potencializadora de uma leitura emancipadora, que pode possibilitar saltos cognitivos, emocionais e comportamentais aos seus leitorespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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