Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24347
Tipo: TCC
Título: ENTRE VERSOS E PIXELS: LEITURA DA POESIA DIGITAL NUMA PERSPECTIVA ISERIANA
Autor(es): ALBUQUERQUE, REBECA MACHADO DE
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo vivenciar o procedimento metacognitivo denominado por Iser de emancipação durante o processo de leitura de poesia digital. Decorrente desse objetivo, foram discutidas a função social da literatura na era digital, o acesso à literatura, a cibercultura, a interatividade, a recepção midiática e multimedial, a leitura e interpretação literária, além das novas configurações da obra literária etc. Amparado na Teoria de Efeito Estético (ISER, 1996,1999) empregou-se o Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE) da autora-leitora com os poemas “Não tem que”, de Arnaldo Nunes (2010), “A Árvore”, de Rui Torres (2018), e “Eu não precisava”, de Julio Agra (2002), como metodologia de aproximação de apreensão do processo de leitura de poemas digitais à emancipação cognitiva. Assim, a poesia eletrônica foi considerada como potencializadora de uma leitura emancipadora, que pode possibilitar saltos cognitivos, emocionais e comportamentais aos seus leitores
Abstract: This work aimed to experience the metacognitive procedure called by Iser of emancipation during the process of reading digital poetry. As a result of this objective, there were discussed the social function of literature in the Digital Era, about the access to literature, about cyberculture, the interactivity, about the mediatic reception and also about interpretation of the new figures of literary texts etc. Sustained in the Theory of Aesthetics Effect (ISER, 1996, 1999), the Mapping of the Aesthetic Experience (MAPAE) of the author-reader with the poems Não tem que, by Arnaldo Nunes (2010), A Árvore, by Rui Torres (2018) and Eu não precisava by Julio Agra (2002) as a methodology to approach the process of digital poetry as a potentializer of an emancipatory reading, capable of enabling cognitive, emotional and behavioral leaps to its readers.
Palavras-chave: Leitura de poesia digital
Cibercultura
Mapeamento da Experiência Estética
Teoria do Efeito Estético
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24347
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMA 29.08.2022.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.