Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24348
Tipo: TCC
Título: IN-BETWEEN: UMA ANÁLISE DO USO DE CODE-SWITCHING NO LIVRO A CASA NA RUA MANGO DE SANDRA CISNEROS
Autor(es): COSTA, JEFFERSON XAVIER FREIRE DA
Primeiro Orientador: Gomes, Renata Gonçalves
Resumo: Buscando uma ressignificação sobre o que era de fato a identidade e a experiência de ser Chicana/Chicano nos EUA, surge o Movimento Chicana/Chicano (El Movimiento) que com suas ramificações em vários campos, como o da literatura, faz despontar A Casa na Rua Mango, escrita por Sandra Cisneros, estabelecendo um retrato da comunidade Chicana através das lentes de uma narradora em processo de autodescoberta, fazendo uma crítica ao contexto de desigualdade legado ao povo. Como elemento distintivo desta comunidade, a língua se apresenta como marcador identitário, apresentando fenômenos de contato entre línguas, como o code-switching. Dando ênfase ao fenômeno, este trabalho tem como objetivo explicitar, contabilizar, categorizar e traçar um caminho interpretativo para agrupá-los através de (DABENE & MOORE, 1995) que os categorizam de acordo com a suas posições. A fim de alcançar o objetivo desta pesquisa, utilizou-se, como base teórica uma perspectiva identitária, histórica e cultural através de (HALL, 2006, ALANIZ & CORNISH, 2008) e uma perspectiva sociolinguística (SPOLSKY,1998, BAGNO, 2007) que possibilita a interpretação de aspectos diversos da comunidade Chicana através dos fenômenos linguísticos. O corpus é constituído (DABENE & MOORE, 1995), (Torres, 2007) e (SPOLSKY,1998). O objetivo é estabelecer um elo entre características linguísticas, semânticas e escolhas narrativas fornecidas através da obra, buscando interpretá-las de maneira que façam sentido os seus usos reais. Os resultados demonstraram que os fenômenos de code-switching, embora de difícil interpretação, possuem características singulares que remetem à identidade da comunidade Chicana.
Abstract: Seeking a re-signification of what the identity and experience of being a Chicana/Chicano in the USA, the Chicana/Chicano Movement (El Movimiento) emerges, which with its ramifications in various fields, such as literature, emerges The House on Mango Street, written by Sandra Cisneros, establishing a portrait of the Chicana/Chicano community through the lens of a narrator in the process of self-discovery, criticizing the context of inequality bequeathed to the people. As a distinctive element of this community, language presents itself as an identity marker, presenting phenomena of contact between languages, such as code-switching. Emphasizing the phenomenon, this work aims to explain, account, categorize and trace an interpretative path to group them through (DABENE & MOORE, 1995) who categorize them according to their positions. In order to achieve the objective of this research, an identity, historical and cultural perspective (HALL, 2006, ALANIZ & CORNISH, 2008) and a sociolinguistic perspective (SPOLSKY,1998, BAGNO, 2007) were used as a theoretical basis. It allows the interpretation of different aspects of the Chicana/Chicano community through linguistic phenomena. The corpus is constituted (DABENE & MOORE, 1995), (Torres, 2007) and (SPOLSKY, 1998). The objective is to establish a link between linguistic and semantic characteristics and narrative choices provided through the work, seeking to interpret them in a way that makes sense of their real uses. The results showed that the code-switching phenomena, although difficult to interpret, have particular characteristics that refer to the identity of the Chicana/Chicano community.
Palavras-chave: Identidade
Movimento Chicana/Chicano
literatura
A Casa na Rua Mango
code-switching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24348
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JXFC 29.08.2022.pdf858,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.