Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24354
Tipo: TCC
Título: A IMPORTÂNCIA DA SÓCIO INTERAÇÃO NA AQUISIÇÃO DAS PALAVRAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autor(es): SILVA, MARIA DAS GRAÇAS CRUZ DA
Primeiro Orientador: Estivalet, Gustavo Lopez
Resumo: A aquisição da linguagem é algo complexo. Quando crianças, nós possuímos uma grande capacidade de compreensão e assimilação de fatos, objetos e palavras que são associados facilmente. O presente trabalho traz uma reflexão teórica sobre a importância do sócio interacionismo na aquisição das palavras e uma pesquisa empírica com foco na aquisição das primeiras palavras por crianças na primeira infância, entre 3 e 6 anos de idade com objetivo de identificar as palavras que elas aprenderam primeiro e através de qual método. Para isso, desenvolvemos perguntas que foram aplicadas as crianças e as suas mães para alcançarmos nosso objetivo. A criança é mediada por outras pessoas que ajudam na troca de conhecimentos. A fala de uma criança é muito importante e suas primeiras tentativas começam ainda com meses de idade e suas primeiras palavras também são faladas antes dos 2 anos de idade. Para a criança, é mais fácil se lembrar de ações concretas ligadas a linguagem em interação com o meio que está inserida do que informações abstratas, pois as crianças são facilmente influenciadas por situações que presenciam, elas sempre estão muito atentas ao que veem e ouvem dos outros e por isso, são muito imitativas na primeira infância. Ao mesmo tempo, isso vai se transformando à medida em que vão envelhecendo, pois há uma troca com o meio e uma troca de pensamentos fazendo com que, ao crescer, crianças mais velhas mudem suas maneiras de aprendizagem e, por isso, há uma facilidade maior em adquirir conhecimentos e linguagem na primeira infância do que quando adultos, levando em consideração também a capacidade intelectual e o tempo de cada uma
Abstract: Language acquisition is a complex thing. As children, we have a great ability to understand and assimilate facts, objects and words that are easily associated. The present work brings a brief theoretical reflection on the importance of social interactionism in the acquisition of words and an empirical research focusing on the acquisition of first words by children still in early childhood, between 3 and 6 years old in order to identify the words they learned first and through which method. For this, we developed questions that were applied to children and their mothers to achieve our goal. The child is mediated by other people who help in the exchange of knowledge. The child’s speech is very important, and her/his first attempts begin at a few months of age and her/his first words are also spoken before 2 years of age. For the child, it is easier to remember concrete actions linked to language in interaction with the social environment that is inserted than abstract information, because children are easily influenced by situations they witness, they are always very attentive to what they see and hear from others and therefore are also considered very imitative in early childhood. At the same time, this changes as they get older, because there is an exchange with the social environment and an exchange of thoughts, making older children change their ways of learning as they grow up, so there is a greater ease in acquiring knowledge and language in early childhood than as adults, considering the intellectual capacity and time of each one.
Palavras-chave: sócio interacionismo
primeiras palavras
imitação
aquisição da linguagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24354
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGCS 29.08.2022.pdf469,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.