Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24356
Tipo: | TCC |
Título: | MAUS: O JOGO DAS REPRESENTAÇÕES NA VERSÃO QUADRINÍSTICA DO HOLOCAUSTO DE ART SPIEGELMAN |
Autor(es): | DE SOUZA TEIXEIRA, HEITOR |
Primeiro Orientador: | Luiza Teixeira Batista, Maria |
Resumo: | O referido trabalho analisa o sistema representacional desenvolvido pelo cartunista sueco-estadunidense Art Spiegelman em sua obra Maus: a história de um sobrevivente (2009), tendo como enfoque analítico a metáfora simbólica da representação de judeus como camundongos. Narrando pictoricamente os relatos de seu pai, Vladek Spiegelman, um judeu polonês sobrevivente aos campos de concentração e extermínio de Auschwitz, o autor constrói uma narrativa antropomorficamente representada, na qual as figuras reais evocadas nos relatos de seu pai se tornam, dessa maneira, personagens meio humano e meio animal, a fim de retratarem as significações que suas respectivas culturas carregavam aos olhos da sociedade vigente. Ironizando a concepção nazista na qual os judeus eram tidos por pragas, comumente representados pela figura de ratos, Spiegelman desenha o holocausto através das relações existentes no reino animal. Transfigurando, assim, nazistas como gatos, poloneses como porcos e estadunidenses como cachorros, as figuras antropozoomórficas de Maus encarnam significados específicos, ilustrando não somente a participação de tais grupos sociais na Segunda Guerra Mundial como retrata os relacionamentos que tais grupos estabelecem entre si. Baseada no método de pesquisa bibliográfica, esta análise busca, primeiramente, contextualizar o leitor à complexa estruturação dos gêneros literários que compõem a obra. Centrando-me nas concepções teóricas de Will Eisner, em seu livro Quadrinho e Arte Sequencial (2010), e do próprio Art Spiegelman, em sua obra MetaMaus (2011), a qual destrincha o processo criativo de Maus, a história em quadrinho (HQ) abarca características biográficas, autobiográficas, etnográficas, ficcionais, orais etc. Este trabalho examina, portanto, a representação do judeu na HQ de Spiegelman à luz das concepções de Stuart Hall quanto ao conceito de representação desenvolvido em seu livro Cultura e representação (2016) e suas considerações quanto às noções de relação de poder e estereotipagem. |
Abstract: | This work analyzes the representational system developed by the Swedish-American cartoonist Art Spiegelman in his work Maus: a história de um sobrevivente (2009), focusing on the symbolic metaphor of the representation of Jews as mice. Pictorially narrating his father’s reports, Vladek Spiegelman, a Polish Jew who survived Auschwitz’s concentration and extermination camps, the author builds an anthropomorphically represented narrative in which the real figures evoked in his father's reports become half human and half animal characters, to portray the meanings their respective cultures carried in the eyes of the current society. Ironizing the Nazi conception in which Jews were considered plagues, commonly represented by the figure of rats, Spiegelman draws the holocaust through the relationships existing in the animal kingdom. Thus transfiguring Nazis as cats, Poles as pigs, and Americans as dogs, Maus's anthropozoomorphic figures embody specific meanings, illustrating not only the participation of such social groups in World War II but also the relationships that such groups establish among themselves. Based on the bibliographic research method, this analysis seeks, firstly, to contextualize the reader to the complex structuring of the literary genres that compose the work. Focusing on the theoretical conceptions of Will Eisner, in his book Quadrinho e Arte Sequential (2010), and of Art Spiegelman himself, in his work MetaMaus (2011), which unravels the creative process of Maus, the comic book embraces biographical, autobiographical, ethnographic, fictional, oral, and other technical features. This work examines, therefore, the representation of the Jew in Spiegelman's comics in the light of Stuart Hall's conceptions about the concept of representation developed in his book Cultura e Representação (2016) and his considerations regarding the notions of power relations and stereotyping. |
Palavras-chave: | Maus Representação História em quadrinhos Relação de poder Estereotipagem Representation Comic books Power relations Stereotyping |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24356 |
Data do documento: | 10-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HST24062022.pdf | 17,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.