Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24361
Tipo: TCC
Título: “I CALL IT ‘THE UNTETHERING’”: INVESTIGANDO A REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NO FILME NÓS (US) DE JORDAN PEELE
Autor(es): PEREIRA, IGOR HENRIQUE DIAS
Primeiro Orientador: SOUZA, ANDERSON ALVES DE
Resumo: Nós (Us) é um filme estadunidense, roteirizado e dirigido pelo cineasta Jordan Peele, que retrata e critica, de forma metafórica, a condição social atual de pessoas negras nos Estados Unidos por meio da história da família Wilson, uma família afro-americana que vive seus piores terrores ao serem perseguidos por violentos doppelgangers. Uma das críticas sociais retratadas é a forma como o negro é tratado dentro da sociedade estadunidense. O objetivo geral desse estudo é investigar e discutir a representação da pessoa negra utilizando o Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004). Foram escolhidos dois momentos essenciais da trama do filme: o primeiro quando Red, a personagem líder do grupo que aterroriza os protagonistas, revela a diferença de tratamento social recebido por ela em oposição ao tratamento recebido pelos seres humanos da superfície, e o segundo quando Red descreve quem ela considera culpado pela diferença de tratamento e revela como intenciona resolver o problema social. A investigação está organizada ao redor de quatro eixos identificados como: descrição dos problemas sociais, conscientização de si, identificação do agente causador dos problemas e tentativa de solução. A análise revelou que os negros são tratados e representados como inferiores em papéis de Portador de atributos negativos e Meta em processos materiais que representam dominação, mas também em papeis de Experienciador e Ator quando se trata de tomar consciência de si e tentar agir para resolver seus problemas. Espera-se que este estudo possa contribuir como uma ferramenta educacional na promoção de reflexões sobre representações da condição social de pessoas negras.
Abstract: Us is an American film, written and directed by the filmmaker Jordan Peele, which metaphorically portrays and criticizes the current social condition of black people in the United States through the story of the Wilson family, an African American family that lives its worst terrors when being chased by violent doppelgangers. One of the social criticisms portrayed is the way black people are treated within American society. The overall goal of this study is to investigate and discuss the representation of the black person using the Transitivity System of Halliday and Matthiessen's (2004) Systemic-Functional Grammar. Two key moments from the plot of the film were chosen: the first when Red, the leading character of the group that terrorizes the protagonists, reveals the difference in social treatment received by her as opposed to the treatment received by surface human beings, and the second when Red describes who she considers to be to blame for the difference in treatment and reveals how she intends to solve the social problem. The research is organized around four axes identified as: description of the social problems, self-awareness, identification of the agent causing the problems, and attempted solution. The analysis revealed that black people are treated and represented as inferior in roles of Bearer of negative attributes and Meta in material processes that represent domination, but also in roles of Experiencer and Actor when it comes to becoming self-aware and trying to act to solve their problems. It is hoped that this study can contribute as an educational tool in promoting reflections on representations of the social condition of black people.
Palavras-chave: Filme Nós
Sistema de Transitividade
Gramática Sistêmico-Funcional
Negro
Representação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24361
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.