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metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de marcas na internet: uma análise na percepção dos consumidores
metadata.dc.creator: Cunha, Diogo Carvalho Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor1: ABREU, Nelsio Rodrigues de
metadata.dc.description.resumo: A internet é um advento que, desde sua criação, vem modificando a sociedade, a forma como nos comunicamos, nos relacionamos nos informamos, e tudo isso impactando no nosso processo de compra e como nos relacionamos com as marcas. Graças ao seu dinamismo, essas mudanças acontecem de forma muito rápida, por isso tornou-se um desafio para as organizações gerirem suas marcas neste ambiente. Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender de que forma a utilização da internet pelas organizações influencia na gestão de suas marcas. Para isso foi abordado no referencial teórico o conceito e evolução do marketing, segmentação e posicionamento, o conceito de marca, seu processo de construção e gestão, percepção de valor, o conceito de internet, redes sociais e como as marcas estão presentes na internet. Além disso, foi aplicada uma pesquisa descritiva, quantitativa, através de questionário compartilhado através de e-mail e redes sociais, onde, a partir de sua análise concluiu-se que os entrevistados utilizam a internet como fonte de informação em seu processo de compra afetando diretamente sua decisão, principalmente quando essa informação vem de terceiros. Eles compartilham sua satisfação sobre um produto/serviço e muito mais sua insatisfação, por isso dão bastante relevância a opinião de seus pares, tornando as redes sociais um ambiente de risco e ao mesmo tempo oportunidade para as marcas. Contudo, as marcas precisam estar presentes, ativas e monitorando constantemente seu público e suas conexões na internet.
Abstract: The internet is an advent that since its inception, has been changing society, the way how we communicate, relate and inform ourselves, and all of this impacting on our buying process and how we interact with brands. Thanks to its dynamic, these changes happen very quickly, so it became a challenge for organizations to manage their brands in this environment. The main objective of this research is understand how Internet use by the organizations affects in managing their brands. To this was addressed in the theoretical referential, the concept and evolution of marketing, segmentation and positioning, the brand concept, construction process and management, value perception, the concept of internet, social networking and how brands are present on the internet. Additionally, we applied a descriptive, quantitative, questionnaire through shared via email and social networks, where, from his analysis concluded that respondents use the Internet as an information source in their buying process affecting directly their decision, especially when this information comes from others ones. They share their satisfaction about a product / service, and more their dissatisfaction, so give enough weight to the opinion of their peers, making social networking an environment of risk and opportunity for both brands. However, brands must be present, active and constantly monitoring your audience and their connections on the Internet.
Keywords: MARCAS
REDE SOCIAIS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2438
Issue Date: 18-Apr-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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