Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24385
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de hibridização no graffiti contemporâneo: um estudo de caso sobre Bozó Bacamarte
Autor(es): Araújo, Thaynara Negreiros
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Resumo: Esta dissertação consiste em uma pesquisa desenvolvida na área de Artes Visuais sobre o hibridismo no graffiti contemporâneo. O graffiti é uma manifestação cultural urbana, oriunda da cultura norte-americana, e foi introduzido no Brasil no século XX, adquirindo características específicas em cada região. O objetivo desta pesquisa foi analisar as expressões híbridas no graffiti brasileiro a partir de um estudo de caso, o trabalho do grafiteiro pernambucano Bozó Bacamarte, utilizando o conceito de “hibridismo cultural”, proposto por Néstor García Canclini, a “relação local/global na arte contemporânea”, proposta por Moacir dos Anjos, e “as tendências do graffiti contemporâneo”, abordadas por Armando Silva. No que concerne à abordagem metodológica, optamos pelo uso da pesquisa qualitativa com estudo de caso, utilizando história oral e entrevista de história de vida, a partir da análise da produção e dos depoimentos do grafiteiro pernambucano Bozó Bacamarte. Em seu trabalho, o artista pesquisado apresenta representações do povo nordestino e suas histórias, expressões, crenças e superstições, por meio de representações gráficas inspiradas nas técnicas da xilogravura popular nordestina utilizada na ilustração dos cordéis. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o artista Bozó Bacamarte agrega propositalmente em seu trabalho a linguagem visual da xilogravura utilizada nos Cordéis do Nordeste brasileiro, buscando construir uma identidade visual única, definindo a especificidade da sua expressão como grafiteiro, uma linguagem universal a partir da sua identidade como artista nordestino.
Abstract: This dissertation was elaborated as a research developed in the field of visual arts on hybridism in contemporary graffiti. Graffiti is an urban cultural manifestation, originating from the North American culture, and was introduced in Brazil in the XX century, receiving the specificities of each region. The aim of this research was to analyze the hybrid expressions in the brazilian graffiti from a case study, the works of Bozó Bacamarte a graffiti artist from Pernambuco, using the concept of "cultural hybridism" proposed by Néstor García Canclini, the "local/global relationship in contemporary art" proposed by Moacir dos Anjos and "contemporary graffiti tendencies" studyed by Armando Silva. in what concerns to the the methodological approach, we chose the use of qualitative research with case study, using oral history and interviews of life history, based on the analysis of the production and the testimonies of Bozó Bacamarte. In his works, the artist presents some representations of the northeastern people and their histories, expressions, beliefs and superstitions, through graphic representations inspired by the techniques of the popular northeastern woodcut, used in the illustration of the cords. The results of this research demonstrated that the artist Bozó Bacamarte purposely aggregates in his work the visual language of the woodcut used in the cordels of the brazilian northeast, seeking to construct a unique visual identity, defining the specificity of his expression as a graffiti artist, a universal language from his identity as a northeastern artist.
Palavras-chave: Arte urbana
Bozó Bacamarte
Graffiti
Hibridismo cultural
Xilogravura de cordel
Urban art
Cultural hybridism
Woodcut of cordel
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24385
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaynaraNegreirosAraújo_Dissert.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons