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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24411
Tipo: | TCC |
Título: | FOS E DIREITO: A PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA E MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DO TEMA “ALIENAÇÃO PARENTAL” |
Autor(es): | LIMA, CYNTIA SILVA TEIXEIRA |
Primeiro Orientador: | Terzakis, Philio Generino |
Resumo: | O presente trabalho aborda o ensino do Francês com Objetivos Específicos (FOS) através da temática da alienação parental. Com origem no século XX, o ensino do FOS vem se difundindo na área do ensino/aprendizagem da língua francesa, no contexto atual de intensificação das trocas linguísticas. Neste trabalho, foram didatizados documentos de teor jurídico sobre o tema escolhido e elaborados três planos de aula que serviriam como demonstração para a proposta de um curso de extensão de 30 horas-aula. Essas aulas se destinariam a um público de nível A2 de língua francesa, interessado em aprimorar seu conhecimento sobre o idioma e sobre a alienação parental. Para tratarmos sobre o FOS nos apoiamos, principalmente, em Carras et al. (2007), Mangiante e Parpette (2004), Lehmann (1997) e Mourlhon-Dallies (2008). Esta foi uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo sido o tema escolhido em razão de uma experiência anterior da autora, formada em Direito, que despertou seu interesse em unir o ensino de língua francesa e a área jurídica |
Abstract: | Ce travail traite de l'enseignement du Français sur Objectifs Spécifiques (FOS) à travers le thème de l'aliénation parentale. Issu du XXe siècle, l'enseignement du FOS s'est répandu dans le domaine de l'enseignement/apprentissage de la langue française, dans le contexte actuel d'intensification des échanges linguistiques. Dans ce travail, des documents juridiques sur le sujet choisi ont été didactisés et trois plans de cours ont été préparés pour servir de démonstration pour la proposition d'un cours de « extensão » d’une durée de 30 heures. Ces cours s'adresseraient à un public francophone de niveau A2 désireux d'approfondir ses connaissances de la langue et de l'aliénation parentale. Pour traiter du FOS, nous nous appuyons principalement sur Carras et al. (2007), Mangiante et Parpette (2004), Lehmann (1997) et Mourlhon-Dallies (2008). Il s'agit d'une recherche bibliographique, et le thème a été choisi en raison de l'expérience antérieure de l'auteur, diplômée en Droit, qui a suscité son intérêt à rapprocher l'enseignement de la langue française et le domaine juridique. |
Palavras-chave: | FOS; Alienação parental; Planos de aula; Material didático. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24411 |
Data do documento: | 17-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
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