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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação do campo e políticas públicas: retratos sobre o fechamento das Escolas Campesinas do Estado da Paraíba
metadata.dc.creator: Souza, Rivamberg Virgulino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Maria do Socorro Xavier
metadata.dc.contributor.referee2: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.description.resumo: A Escola do Campo tem ocupado um lugar de centralidade no fortalecimento da luta por uma educação emancipadora, pensada com/e a partir das lutas dos movimentos sociais, das suas demandas e enfrentamentos a superação das estruturas hegemônicas que se erguem sobre o campesinato, na ferrenha tentativa de desmobilizar sua ação política. Tem sido também um campo de disputas e tensões entre uma nova forma de produzir – que não se limita apenas a de ordem econômica, mas também de saberes, e a lógica da acumulação do capital, implantada pelo modelo agroindustrial, que tem encontrado na superexploração das populações do campesinato a fermentação para o seu famigerado avanço. Neste contexto, a tirania institucionalizada tem enxergado nas escolas do campesinato sua decadência e na decadência das escolas do campesinato sua ascensão, como condição de manutenção das relações desiguais da sociedade de classes. Nesta perspectiva, este trabalho insere-se no campo das análises das conjunturas históricas e sociais da Educação do Campo e possui como objetivo analisar as concepções históricas, sociais, econômicas e políticas que vem contribuindo massivamente com a exclusão das escolas municipais localizadas nas áreas campesinas do Estado da Paraíba. Como recorte espacial do trabalho, nos centramos no município de Imaculada, localizado no sertão do Estado, que assim como as demais escolas do campo no Brasil tem sofrido com o vertiginoso processo de exclusão das escolas existente no campo. Neste sentido, o estudo possui como referencial analítico os dados oficiais elaborados pelos órgãos governamentais, principalmente os Censos Escolares realizados entre os anos de 2014 e 2015 e coordenado pelo instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como subsidio a pesquisa, trabalhamos ainda com outros tipos de fontes, como texto leis, decretos, fotografias dentre outras. Como aporte teórico do trabalho, foram necessárias as leituras de autores engajados com o processo histórico de luta pela (re) construção da memória educativa do campo, tais como: Therrien (1993), Brandão (2002), Marinho (1988), Caldart (2004), Molina (2004), Arroyo (2004), Batista (2010), dentre outros (as). Assim, os resultados dos nossos estudos têm apontado que a exclusão das escolas campesinas do Estado da Paraíba tem ocorrido em um ritmo extremamente acelerado e de forma muito diversificada entre os municípios, demostrando que a implementação das políticas públicas não materializa-se de forma efetiva nestes espaços. Na área urbana, entretanto, os índices de escolas fechadas, levando em consideração a amplitude geográfica do Estado, tem permanecido praticamente neutra. Diante destas iniquidades, compreendemos que estes antagonismos não fazem parte de um contexto recente, mas que vêm sendo construído no campo das contradições e das rupturas históricas, cujos sujeitos impactados pelas novas relações produzidas no campo do trabalho, social, econômico, cultural, político e educacional, se mobilizam para tecerem novas abordagens de reestruturação dos ideais de educação para o campo, buscando, portanto, romper com os paradigmas hegemônicos reprodutivistas, a fim de estancar uma das mais danosas práticas de cerceamento do justo direito a educação, qual seja: o fechamento das Escolas do Campo.
Abstract: The countryside schools has occupied a place of centrality in strengthening the fight for an emancipatory Education, thought with/and from the struggles of social movements, their demands and confrontations overcoming the hegemonic structures that rise on the peasantry in fierce attempt to demobilize their political action. It caused disputes and tensions between a new way to produce - which is not limited only to economic order, but also in knowledge, and the logic of capital accumulation, implemented by the agroindustrial model, which has found in the large population exploration of the peasantry a fermentation for your infamous advance. In this context, the institutionalized tyranny has seen in the peasantry schools your decay, and in the decay of the peasantry school your rise, as a maintenance condition of the unequal relations of the society class. So that, this work is part of the analyzes area about the historical and social situation of the peasantry people Education and it has intended to analyze the historical, social, economic and political conceptions that always contribute with the massively municipal schools exclusions located where the peasantry people live in the state of Paraiba. As a way to be more effective, I concentrate the research in the city of Imaculada, located in the outback of the state, that as well as other countryside schools in Brazil has suffered with dizzying exclusion process of the existing countryside schools. In order that, the study has as analytical reference official data produced by the government agencies, especially the scholar census made between 2014 and 2015 and coordinated by the National Institute of Educational Research Anísio Teixeira (INEP). As a research subsidy, we used other resources, such as laws text, decrees, photographs among others. As a theoretical basis of the research, it were necessary read books produced by engaged authors with the history struggle process for the (re) construction of the countryside educational memory, such as: Therrien (1993), Brandão (2002), Marinho (1988), Caldart (2004), Molina (2004), Arroyo (2004), Batista (2010), among others. Thus, the results of our studies have indicated that the exclusion of the countryside schools in the state of Paraiba has occurred at a pace extremely fast and very diverse between the cities, showing that the implementation of public policies is not effective in these places. However, in the urban area the contents of closed schools, considering the geographical amplitude of the state, it has remained almost neutral. In face of these iniquities, it is possible to understand that these antagonisms are not part of a recent context, it has been built in the contradictions space and historical breaks, whose the impacted by the new relationships produced in the work, social, economic, cultural, political and educational area, mobilize themselves to create new restructuring approaches of the education countryside ideals, therefore, seeking to break with the hegemonic reproductive paradigms in order to stop one of the most damaging practices of retrenchment fair right to education, which is: the closing of the countryside schools.
Keywords: Escola do Campo.
Políticas Públicas
Fechamento das Escolas
Educação do campo
Countryside schools
Public policies
Schools close
Education rural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2444
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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