Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2449
metadata.dc.type: TCC
Title: Biblioteca Abelardo da hora do colégio Marista Pio X: análise do uso informacional na perspectiva do seus usuários
metadata.dc.creator: Cardoso, Tereza Larissa de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Genoveva Batista do
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Rosa Zuleide Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Suzana Queiroga da
metadata.dc.description.resumo: As bibliotecas escolares são espaços primários de informação e conhecimento responsáveis pela aproximação dos seus usuários com o mundo do saber e da cultura. Nem sempre nos deparamos com espaços adequados a dinâmica do saber que permitam um primeiro contato com verdadeiras bibliotecas, muitas vezes, são mais salas que acumulam livros que propriamente bibliotecas nas escolas como um todo. Assim, a pesquisa objetiva: Analisar o uso da Biblioteca Abelardo da Hora do Colégio Marista Pio X na perspectiva dos seus usuários. Os sujeitos da pesquisa são compostos por 45 (quarenta e cinco) usuários. A pesquisa é descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário e para análise destes dados, utilizamos as abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstram que a maioria dos usuários da biblioteca é do sexo feminino, faixa etária entre 11 e 15 anos que frequentam a biblioteca para fazerem trabalhos escolares e leitura. As criticas ao espaço restringe-se a climatização, mobiliário e a atualização dos livros, principalmente para aqueles que devem ser voltados para exames como vestibular e ENEM. Conclui-se que a biblioteca necessita investir na estrutura física, compra de livros, acesso a internet, organização e atualização do acervo, atividades de incentivo a leitura e projetos de ação cultural.
Abstract: School libraries are the primary places for constructing information and knowledge and are responsible for bringing their users closer to the world of knowledge and culture. We do not always find dynamic and adequate places for knowledge and that permits the first contact of a true library, sometimes there are classrooms which accumulate much more books than libraries. That said, the intension of the research is: analyze the use of library Aberlado da Hora of MaristaPio X high school in the users perspective. The subjects of the research are made up of 45 (forty five) users and is descriptive and exploratory. A questionnaire is used to gather data and for the analyses of the data, quantitative and qualitative approaches were used. The results demonstrated that a great number of library users come from a female gender between 11 and 15 years old and go to the library to do school assignments and for reading. The criticisms are limited to acclimatization, furnishing and updating of books, especially those should involve exams like the vestibular and ENEM. It has been concluded that the library needs investments in physical structure, buy books, internet access, organization and updating of its bookies, activities for the incentive of reading and cultural action projects.
Keywords: Bibliotecas escolares
Estudo de usuários da informação
Formação acadêmica em Biblioteconomia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2449
Issue Date: 8-Nov-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLCC27092017.pdf622,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons