Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24517
Tipo: | Dissertação |
Título: | Influência do plano nacional de assistência estudantil sobre indicadores de desempenho acadêmico, evasão e retenção dos discentes cotistas no período da pandemia de Covid-19 na UFPB |
Autor(es): | Barros, Cleyton Sérgio de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Sousa-Muñoz, Rilva Lopes de |
Resumo: | Programas de assistência estudantil são parte das políticas públicas de inclusão social pela educação, como ações decisivas para promoção da equidade de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas instituições de ensino superior (IES). A crise provocada pela pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) causou um impacto intenso sobre o modo como as pessoas aprendem, trabalham e vivem. Neste sentido, políticas educacionais de assistência estudantil efetivam-se na garantia de direitos humanos e contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico e da permanência escolar que, por sua vez, são mensurados por indicadores que representam importantes parâmetros para reorientação das próprias políticas públicas, e esses devem estar em constante monitoramento e avaliação nas IES. A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a influência do Plano Nacional de Assistência Estudantil sobre variáveis utilizadas para mensurar indicadores de desempenho acadêmico, de evasão e de retenção dos discentes cotistas assistidos, durante os períodos letivos atípicos após o início da vigência da pandemia de COVID-19 no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetivou-se, especificamente, descrever o perfil socioeconômico dos estudantes cotistas assistidos pelo PNAES, comparar as variáveis dos indicadores de desempenho acadêmico, de retenção e de evasão entre estudantes cotistas assistidos e não assistidos pelo PNAES nos períodos letivos anteriores ao início da pandemia (2018.2 a 2019.2) e durante os períodos letivos atípicos na pandemia (2020.1 a 2021.1) e correlacionar variáveis do perfil socioeconômico com as do perfil acadêmico. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como documental, censitário, retrospectivo e de abordagem quantitativa, a partir de bases de dados da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e Pró-Reitoria de Graduação(PRG) da UFPB. A população desta pesquisa compreende os estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFPB, ingressantes pelo sistema de cotas, e que apresentam o status de matrícula ativo, cadastrado, trancado ou cancelado, no banco de dados da instituição, entre os períodos letivos de 2018.2 a 2021.1. As variáveis estudadas foram coeficiente de rendimento acadêmico, quantidade de reprovações em disciplinas, status de matrícula, número de períodos acadêmicos faltantes para a conclusão do curso, além de variáveis referentes ao perfil socioeconômico dos estudantes. A análise dos dados foi estatística descritiva e pela técnica de avaliação de impacto de políticas públicas chamada diferença em diferenças (DD). Portanto, considerando a disparidade dos resultados encontrados nas análises e nas comparações entre os dois grupos da população, e que esses resultados foram favoráveis ao grupo dos estudantes assistidos, em parte das variáveis, admite-se que o programa foi parcialmente efetivo, influenciando positivamente as variáveis analisadas, com exceção das variáveis coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) e “quantidade de períodos acima do prazo regular para a integralização do curso”. |
Abstract: | Student assistance programs are part of the public policies for social inclusion through education, as decisive actions to promote equity for students in situations of socioeconomic vulnerability in higher education institutions (HEI). The crisis caused by the new coronavirus pandemic (COVID-19) has had an intense impact on the way people learn, work, and live. In this sense, educational policies of student assistance are effective in guaranteeing human rights and contribute to the improvement of academic performance and school permanence which, in turn, are measured by indicators that represent important parameters for the reorientation of public policies themselves, and these must be constantly monitored and evaluated in the HEIs. The present research had the general objective of evaluating the influence of the National Student Assistance Plan (PNAES) on variables used to measure academic performance indicators, dropout and retention of assisted quota-earning students, during the atypical school periods after the beginning of the COVID-19 pandemic at the Federal University of Paraíba (UFPB). Specifically, it aimed to describe the socioeconomic profile of quota students assisted by PNAES, compare the variables of academic performance indicators, retention and dropout among quota students assisted and not assisted by PNAES in the academic periods prior to the beginning of the pandemic (2018.2 to 2019.2) and during the atypical academic periods in the pandemic (2020.1 to 2021.1) and correlate variables of the socioeconomic profile with those of the academic profile. As for the methodological procedures, this study is characterized as documental, cencus, retrospective and of quantitative approach, from databases of the Pro-Rectory of Assistance and Promotion to Students (PRAPE) and Pro-Rectory of Graduation (PRG) of UFPB. The population of this research comprises the students of in-class undergraduate courses at UFPB, entering through the quota system, and who present the status of active enrollment, locked or cancelled, in the institution's database, between the academic periods from 2018.2 to 2021.1. The variables studied were: academic performance coefficient, number of failures in disciplines, enrollment status, number of academic periods remaining for the completion of the course, as well as variables related to the socioeconomic profile of students. The data analysis was descriptive statistics and the impact evaluation technique of public policies called differences in differences (DD). Therefore, considering the disparity of the results found in the analyzes and in the comparisons between the two groups of the population, and that these results were favorable to the group of assisted students, in part of the variables, it is assumed that the program was partially effective, positively influencing the variables analyzed, with the exception of the variables coefficient of academic performance (CRA) and "number of periods above the regular period for completing the course. |
Palavras-chave: | Avaliação de impacto Políticas públicas PNAES COVID-19 Impact evaluation Public policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24517 |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CleytonSergioDeOliveiraBarros_Dissert.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons