Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24521
Tipo: TCC
Título: Perspectivas sobre o ensino de ciências do 9º ano através da percepção de estudantes de duas escolas públicas de Sapé-PB
Autor(es): Araújo, Maria de Fátima Gomes de
Primeiro Orientador: Santos, Pedro Roberto Pontes
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir as perspectivas sobre o Ensino de Ciências do 9° ano através da percepção de estudantes de duas escolas públicas de Sapé- PB. Através de questionários que perguntavam sobre o quanto gostavam de Ciências e de seus professores da disciplina, estudantes tiveram a oportunidade de expressar como enxergam os métodos utilizados por seus docentes. Dessa forma, os alunos e alunas puderam afirmar quais as disciplinas sentem maior afeição; sendo as temáticas voltadas à saúde, corpo humano e meio ambiente às escolhidas como preferidas dos estudantes de ambas as escolas. O alunado também teve a oportunidade de exprimir o que gostariam que mudassem em sua escola, como também nas aulas de Ciências. Além disso, foi possível identificar o que esses estudantes aprendem nas escolas em aulas de Ciências, e utilizam em seu cotidiano. O olhar crítico desenvolvido em sala de aula é essencial para que os alunos e alunas possam transformar sua realidade.
Abstract: This dissertation aims to discuss the perspectives on Science Teaching of the 9th year through the perception of students from two public schools in Sapé-PB. Through questionnaires that asked about how much they liked Sciences and their teachers of the discipline, students had the opportunity to express how they see the methods used by their teachers. In this way, the students could affirm which disciplines feel greater affection; being the themes focused on health, human body and environment to the chosen ones as preferred of the students of both schools. The student also had the opportunity to express what they would like to change in their school, as well as in science classes. In addition, it was possible to identify what these students learn in schools in sc ience classes, and use them in their daily lives. The critical look developed in the classroom is essential so that students can transform their reality.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino-aprendizagem em ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24521
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFGA19092022.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.