Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2466
metadata.dc.type: TCC
Title: A alfabetização de jovens e adultos surdos no Assentamento Dona Helena em Cuz do Espírito Santo - Paraíba
metadata.dc.creator: Silveira, Briele Bruna Farias da
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andrea Dantas de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee2: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal elaborar e aplicar uma proposta didática envolvendo a matemática e a linguagem, que contribua para a alfabetização de estudantes adultos, surdos, de um centro de atendimento especializado do Assentamento Dona Helena, no município de Cruz do Espírito Santo, Paraíba. Neste estudo, adotamos como principais teóricos norteadores: Caldart (2004); Sacks (1990); Goldfeld (1997); Karnopp (1999); Morissawa (2001), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida com 3 jovens surdos durante o período de novembro de 2016 a abril de 2017. A metodologia adotada no estudo foi à pesquisa ação quanto aos objetivos, tendo como principais instrumentos a observação, diário de campo e sequência didática. Para isso, adotamos uma atividade diagnóstica (pré-teste) que foi aplicada com os estudantes no primeiro dia de observação, no mês de novembro de 2016. Este instrumento foi composto por duas partes: na modalidade visual, sinalizada na Língua Brasileira de Sinais e na modalidade escrita da língua portuguesa. Após a aplicação e análise deste instrumento, elaboramos uma sequência de atividades com dez aulas, visando facilitar o processo de ensino aprendizagem da matemática que facilite a alfabetização de estudantes surdos. As intervenções ocorreram durante os meses de março e abril de 2017. Por fim realizamos uma atividade de verificação dos conhecimentos apreendidos (pós-teste). Como resultado, tem-se que a educação formal para jovens e adultos surdos é mais difícil e requer mais tempo quando comparado com as crianças que foram estimuladas desde cedo. Esta é possível de atingir quando apresentamos os conteúdos didáticos de forma significativa, partindo do contexto do adulto. O professor, ao partir da realidade dos estudantes adultos e surdos, resgata a autoestima do estudante ao apresenta-lo aos conteúdos formais, além de considerar e utilizar como ponto de partida as linguagens de cada um no ensino e na aprendizagem escolarizada. A interação da matemática com a linguagem foi de extrema importância para os estudantes surdos, pois verificarmos ao final do estudo que a utilização de textos sociais e de materiais manipulativos indicou resultados favoráveis à aquisição de conhecimentos formais dos investigados.
Abstract: The present research had as main objective to elaborate and to apply a didactic proposal involving mathematics and the language, directed to alphabetization of adult students, deaf, of a center of specialized assistance of the Dona Helena Settlement, in the municipality of Cruz of the Holy Spirit, Paraíba. In this study, we have as main guiding theorists: Caldart (2004); Sacks (1990); Goldfeld (1997); Karnopp (1999); Morissawa (2001), among others. The research was developed with 3 deaf youths from November 2016 to April 2017. The methodology adopted in the study was the research action on the objectives, having as main instruments the observation, field diary and didactic sequence. For this, we adopted a diagnostic activity (pre-test) that was applied with the students on the first day of observation, in November 2016. This instrument was composed of two parts: in the visual modality, signaled in the Brazilian Language of Signals and In the written form of the Portuguese language. After the application and analysis of this instrument, we developed a sequence of activities with ten classes, aiming to facilitate the process of teaching mathematics learning that facilitates the literacy of deaf students. The interventions occurred during the months of March and April 2017. Finally, we performed an activity to verify the knowledge learned (post- test). As a result, it has been found that formal education for deaf youth and adults is more difficult and requires more time when compared to children who were stimulated early on. This is possible to achieve when we present the didactic contents in a significant way, starting from the context of the adult. The teacher, based on the reality of adult and deaf students, rescues the student's self- esteem by presenting it to the formal contents, as well as considering and using as a starting point the languages of each one in the teaching and in the school-based learning. The interaction of mathematics with language was extremely important for deaf students, as we verified at the end of the study that the use of social texts and manipulative materials indicated results favorable to the acquisition of formal knowledge of those investigated.
Keywords: Educação de jovens e adultos
LIBRAS
Educação de surdos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2466
Issue Date: 12-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBFS23082017.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.