Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Nahyara Layse de França-
dc.creatorLima, Priscila Cavalcanti Coutinho de-
dc.creatorMontenegro, Stéfany Sabrina Batista-
dc.date.accessioned2017-09-28T14:06:46Z-
dc.date.available2016-07-17-
dc.date.available2017-09-28T14:06:46Z-
dc.date.issued2016-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2467-
dc.description.abstractThis research brings up the discussion of sexuality, particularly in formal education, starting from what is reported in the National Curriculum Parameters (NCP’s). Sexuality embodied in formal education through Sexual Education (SE) has been and is still surrounded by many taboos and prejudices. SE particularly over the years, has been implemented in school, through discussion of sexual orientation (SO). It aimed to analyze the ways in which sexuality is discussed in formal education, starting with the content of NCPs of Elementary School I. In particular level, sexuality stood in Brazil, demonstrating its specificities in education; it was described the SE in Brazil, emphasizing its relationship with the school curriculum; and mapped the sexuality in the NCP's of Elementary School I. Among so many events related to sexuality, it was questioned about the effectiveness of how sexuality is crafted in education and specifically within the school curriculum. The approach taken on the phenomenon on screen is guided in a historical perspective, by understanding that it is able to catch the events that involve a plural dimension. The procedure used was the bibliographical and documental study, capable of providing the necessary tools to support the analysis in question. At the end of the study, we conclude that, although there were changes, the issues involving sexuality still face great difficulties to be worked in education, requiring new studies that clarify them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-28T14:06:46Z No. of bitstreams: 1 NLFA19072016.pdf: 660835 bytes, checksum: 0aa0104a79bf9effec8ed75842fd8f74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T14:06:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NLFA19072016.pdf: 660835 bytes, checksum: 0aa0104a79bf9effec8ed75842fd8f74 (MD5) Previous issue date: 2016-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleSexualidade e educação: mapeando os parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Luiz Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612877269774581pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa traz à tona a discussão da sexualidade, particularmente na educação formal, partindo do que é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A sexualidade materializada na educação formal através da Educação Sexual (ES) foi e ainda hoje é cercada de inúmeros tabus e preconceitos. A ES, particularmente, ao longo dos anos, foi sendo implementada na escola, através da discussão da orientação sexual (OS). Nessa empreitada, objetivou-se analisar as formas pelas quais a sexualidade é discutida na educação formal, partindo da apreensão dos conteúdos dos PCNs do Ensino Fundamental I. Em nível específico, situou-se a sexualidade no Brasil, recortando suas especificidades na educação; descreveu-se a ES no Brasil, salientado suas relações com o currículo escolar; e mapeou-se a sexualidade nos PCN’s do Ensino Fundamental I. Em meio a tantos acontecimentos relacionados à sexualidade, questionou-se sobre a eficácia do modo como a sexualidade é trabalhada na Educação e, especificamente, no âmbito do currículo escolar. A abordagem feita sobre o fenômeno em tela pautou-se numa perspectiva histórica, por compreender que a mesma é capaz de flagrar os acontecimentos que os envolvem numa dimensão plural. O procedimento utilizado foi o estudo bibliográfico e o documental, capazes de fornecer os instrumentos necessários para subsidiar a análise em apreço. Ao final da pesquisa, concluímos que, embora tenham ocorrido mudanças, as temáticas que envolvem a sexualidade ainda enfrentam grandes dificuldades para serem trabalhadas na Educação, necessitando de novos estudos que as esclareçam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NLFA19072016.pdf645,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.