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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2467| Tipo: | TCC |
| Título: | Sexualidade e educação: mapeando os parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental I |
| Autor(es): | Andrade, Nahyara Layse de França Lima, Priscila Cavalcanti Coutinho de Montenegro, Stéfany Sabrina Batista |
| Primeiro Orientador: | Lima Junior, Luiz Pereira de |
| Resumo: | Esta pesquisa traz à tona a discussão da sexualidade, particularmente na educação formal, partindo do que é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A sexualidade materializada na educação formal através da Educação Sexual (ES) foi e ainda hoje é cercada de inúmeros tabus e preconceitos. A ES, particularmente, ao longo dos anos, foi sendo implementada na escola, através da discussão da orientação sexual (OS). Nessa empreitada, objetivou-se analisar as formas pelas quais a sexualidade é discutida na educação formal, partindo da apreensão dos conteúdos dos PCNs do Ensino Fundamental I. Em nível específico, situou-se a sexualidade no Brasil, recortando suas especificidades na educação; descreveu-se a ES no Brasil, salientado suas relações com o currículo escolar; e mapeou-se a sexualidade nos PCN’s do Ensino Fundamental I. Em meio a tantos acontecimentos relacionados à sexualidade, questionou-se sobre a eficácia do modo como a sexualidade é trabalhada na Educação e, especificamente, no âmbito do currículo escolar. A abordagem feita sobre o fenômeno em tela pautou-se numa perspectiva histórica, por compreender que a mesma é capaz de flagrar os acontecimentos que os envolvem numa dimensão plural. O procedimento utilizado foi o estudo bibliográfico e o documental, capazes de fornecer os instrumentos necessários para subsidiar a análise em apreço. Ao final da pesquisa, concluímos que, embora tenham ocorrido mudanças, as temáticas que envolvem a sexualidade ainda enfrentam grandes dificuldades para serem trabalhadas na Educação, necessitando de novos estudos que as esclareçam. |
| Abstract: | This research brings up the discussion of sexuality, particularly in formal education, starting from what is reported in the National Curriculum Parameters (NCP’s). Sexuality embodied in formal education through Sexual Education (SE) has been and is still surrounded by many taboos and prejudices. SE particularly over the years, has been implemented in school, through discussion of sexual orientation (SO). It aimed to analyze the ways in which sexuality is discussed in formal education, starting with the content of NCPs of Elementary School I. In particular level, sexuality stood in Brazil, demonstrating its specificities in education; it was described the SE in Brazil, emphasizing its relationship with the school curriculum; and mapped the sexuality in the NCP's of Elementary School I. Among so many events related to sexuality, it was questioned about the effectiveness of how sexuality is crafted in education and specifically within the school curriculum. The approach taken on the phenomenon on screen is guided in a historical perspective, by understanding that it is able to catch the events that involve a plural dimension. The procedure used was the bibliographical and documental study, capable of providing the necessary tools to support the analysis in question. At the end of the study, we conclude that, although there were changes, the issues involving sexuality still face great difficulties to be worked in education, requiring new studies that clarify them. |
| Palavras-chave: | Sexualidade Educação sexual Currículo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2467 |
| Data do documento: | 10-Jun-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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