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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24683
Tipo: TCC
Título: Projeto da Ponta de Eixo do Protótipo FUFPB04 da Equipe Fórmula UFPB
Autor(es): França, Caio Rommel Falcão
Primeiro Orientador: Mishina, Koje Daniel Vasconcelos
Resumo: O projeto de uma ponta de eixo é de considerável importância no contexto de uma suspensão de um veículo de Formula SAE, visto que a taxa de quebras nesse componente é relativamente alta em competições da SAE pelo mundo. Portanto, a motivação para esse trabalho é trazer e expor o caminho seguido pelo autor ao projetar uma nova ponta de eixo para o projeto Formula UFPB, tentando assim facilitar o entendimento desse tipo de projeto de forma mais direcionada a conjuntura a qual esse HUB foi aplicado. Para isso, fez-se uso de um breve estudo da instituição SAE, assim como se abordou as regras criadas por essa para as competições de Formula SAE, buscou-se fundamentação teórica em autores como o Milliken e Shigley, e, por fim, desenvolveu-se o projeto através desses conhecimentos e do software SolidWorks. Os resultados encontrados foram positivos e puderam ser aplicados, concluindo que os aprendizados puderam ser usados com eficiência.
Abstract: Since the rate of breaks in this component is relatively high in SAE competitions around the world, the design of a HUB has considerable importance in the context of a Formula SAE vehicle suspension. Therefore, the motivation for this monography is to bring and expose the path followed by the author when designing a new HUB for the Formula UFPB project, trying to facilitate the understanding of this kind of project in a way more applied to the conjuncture which this HUB was created. For that, a brief study of the SAE institution was made, as well as the rules created by it for the Formula SAE competition. Also works from authors as Milliken and Shigley were studied and exposed in a way to justify the HUB that was designed, and finally the Project was developed through this knowledge and by the use of the SolidWorks software. The results were positive and could be applied, concluding that the learning was efficient.
Palavras-chave: Formula SAE
HUB
Formula UFPB
Suspensão
Ponta de Eixo
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24683
Data do documento: 8-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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