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metadata.dc.type: TCC
Title: Causas motivacionais dos vigilantes de uma empresa de segurança no desenvolvimento de suas atividades
metadata.dc.creator: Carvalho, Valéria Maria Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor1: ZAGO, Célia Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: AYRES, Kátia Virgínia
metadata.dc.contributor.referee2: MAIOR, Robéria César Souto
metadata.dc.description.resumo: Diante da nova realidade dos mercados em adotar medidas para que as organizações se destaquem dos seus concorrentes em meio à competitividade, surge à necessidade de diferenciação na prestação dos serviços ao valorizar o capital humano e identificar os fatores que motivam os funcionários para que tenham um bom desempenho. Direcionar os esforços físico e mental dos funcionários para realização das atividades através da motivação é o trabalho que as organizações buscam para atingir um bom desempenho no mercado. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar as causas motivacionais dos vigilantes de uma determinada empresa de segurança, no desenvolvimento de suas atividades, partindo da hipótese que a atividade desenvolvida contém fatores adversos e estressantes, que pode gerar um quadro de desmotivação, porém, os clientes externos informam estarem satisfeitos com o desempenho da prestação de serviço dos funcionários da empresa em estudo. Diante desse quadro surgiu a curiosidade de descobrir o que causa a motivação nos funcionários dessa organização. A fundamentação teórica abordou aspectos relacionados ao conceito de motivação e foram analisadas algumas teorias pertinentes ao objeto de estudo, nos aprofundando nas que nos direcionava para responder aos questionamentos propostos. A pesquisa é de natureza quantitativa, caracterizada como exploratória, descritiva, documental e bibliográfica. Para levantamento dos dados foram utilizados dois recursos, um questionário composto por perguntas fechadas e o levantamento de dados através da pesquisa documental retirados de documentos da empresa em estudo. Os resultados da pesquisa indicaram que os vigilantes mesmo em condições adversas e estressantes de trabalho estão motivados e satisfeitos com a função que exercem e que essa motivação reflete no seu desempenho da atividade exercida, trazendo satisfação para os clientes externos. Confirmando, portanto, a hipótese apresentada anteriormente.
Abstract: Towards the reality of the new markets of adopting measures in order to show up organizations among their competitors and the competitiveness itself, it becomes necessary to make the difference on providing services activities, such as valuing human capital and identifying factors that stimulate workers on performing as good as possible what they are supposed to do. In order to reach great results in the market, organizations seek to use motivation to orientate workers’ physical and mental efforts on their performance. Thus, the present study aims to analyze what motivates guards employed by a determinate security enterprise, on developing their common activities, starting from the hypothesis that their activities involve adverse and stressful factors, which can generate loss of motivation; although, external clients affirm to be satisfied about the services provided by the above mentioned clerks. Towards this context, it is relevant to search about what motivates them. Theoretical basis approached some aspects linked to the concept of motivation and analyzed some pertinent theories about the study object, whereas this research deepened on the ones which actually could answer the purposed questions. This research has qualitative nature, characterized as exploratory, descriptive, documental and bibliographical. Data were raised through two resources: a questionnaire composed by objective questions and the documental research itself, whose source consist is the enterprise which is being used as research field. The results indicated that although guards are submitted to adverse and stressful conditions, they are motivated and satisfied about the function they perform; it was also evidenced that this motivation reflects in their performance, bringing satisfaction to external clients too. Confirming, thus, the before presented hypothesis.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES
DESEMPENHO NO TRABALHO
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2471
Issue Date: 29-Oct-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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