Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2472
metadata.dc.type: TCC
Title: Atuação do bibliotecário como agente cultural: relatos da prática no Projeto Escola Zé Peão (PEZP)
metadata.dc.creator: REGO, Fabiana Cavalcante Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Alba Lígia de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: NASCIMENTO, Geysa Flávia Câmara de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Genoveva Batista do
metadata.dc.description.resumo: A ação cultural deve ser usada para proporcionar mudanças significativas e de impacto na sociedade, mas quem prepara o ambiente e oferece condições para o processo de ação cultural é o profissional bibliotecário como agente cultural. Este profissional contribui e atua de forma multidisciplinar junto aos profissionais de outras áreas, aceitando novos desafios no contexto cultural, facilitando a disseminação da informação e proporcionando a função educativa. Nesse sentido, este estudo analisa a importância do bibliotecário enquanto agente cultural no Programa Escola Zé Peão, tendo como processo metodológico os aspectos bibliográficos, descritivos e quantitativos. Analisando os resultados obtidos nos canteiros de obras, conclui-se que o projeto ação cultural vem agregando valor através das oficinas desenvolvidas nesses canteiros por ter como foco o resgate e a compreensão da cultura e suas tradições possibilitando aos alunos reflexões sobre suas vivências. Sugere-se, entretanto, o bibliotecário enquanto agente cultural se torne elemento indispensável para manutenção dessas atividades, utilizando-se de elementos diversos que corroborem com o acesso a informação e ao conhecimento.
Abstract: Cultural action should be used to provide significant changes and impact on society, but who prepares the environment and provides conditions for the process of cultural action is the librarian as a cultural agent. This professional helps and works in a multidisciplinary way with professionals from other areas, accepting new challenges in the cultural context, facilitating the dissemination of information and providing educational function Accordingly, this study analyzes the importance of the librarian as a cultural agent in School Program Ze Pawn and had as methodological process aspects bibliographic, descriptive and quantitative. Analyzing the results obtained at construction sites it is concluded that the project activity is adding value through cultural workshops developed by these beds have focused on the rescue and understanding of the culture and traditions enabling students reflections on their experiences. It is suggested however, the librarian as a cultural agent becomes indispensable for maintenance of these activities, using diverse elements corroborating access to information and knowledge.
Keywords: AÇÃO CULTURAL
BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE CULTURAL
PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO
FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2472
Issue Date: 19-Apr-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCCR28092017.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons