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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24722
Tipo: TCC
Título: Aplicação do modelo height above the nearest drainage (hand) para análise de inundação na Bacia Hidrográfica do Rio Cuiá, João Pessoa, Paraíba, Brasil
Autor(es): Alves, Maria Luisa Palitot Remigio
Primeiro Orientador: Filgueira, Hamilcar José Almeida
Resumo: Nas últimas décadas, o número de pessoas que vêm sofrendo prejuízos e danos causados pelas inundações cresceu consideravelmente decorrente do crescimento populacional desenfreado, da má gestão dos recursos hídricos e dos sistemas de drenagem, causando, assim, danos sociais, econômicos e ambientais. Com o advento de novas tecnologias, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são capazes de gerar Modelos Digitais de Elevação (MDE) de alta resolução, ferramenta indispensável para a formulação de modelos hidrológicos, cada vez mais utilizados na previsão e prevenção dos eventos de inundação. Um desses modelos é o HAND, algoritmo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que normaliza a rede de drenagem, tornando-a o ponto de referência topográfico e que irá indicar áreas inundáveis a partir de eventos históricos, ou seja, quanto mais próximo um local estiver de um canal e quanto menor for a diferença altimétrica entre eles, mais propenso este estará a inundar. Foi escolhida como área de estudo um trecho da bacia hidrográfica do rio Cuiá, localizada no município de João Pessoa-PB, que apresenta nesta região pontos críticos de inundação. Por meio de voos realizados com o VANT, foi processado o Modelo Digital de Terreno (MDT), dado de entrada para a formulação do modelo HAND e, a partir deste modelo corrigido e da área acumulada, foi definido o limiar da área de drenagem da região com base na drenagem local. Através de conversas informais e de visitas à área de estudo, foram coletados pontos de inundação nas residências antes da dragagem realizada no rio, necessários para a representação do modelo. Como resultados, fez-se a análise das áreas inundáveis antes e após a dragagem. Na primeira simulação, antes da dragagem, os pontos de inundação coletados no local foram inundados, conseguindo o modelo prever a inundação da região; na segunda simulação, após a dragagem, os pontos ditos inundáveis não foram atingidos pela elevação do rio, mostrando que a dragagem foi eficiente para esses pontos, contudo não impedindo que pontos mais próximos ao rio fossem afetados. Além disso, residências instaladas no interior da faixa da Área de Preservação Permanente (APP) foram atingidas pelas simulações de inundação. Dessa forma, o estudo foi capaz de prever a área de inundação em um trecho do rio Cuiá, recomendando-se uma maior fiscalização da Defesa Civil municipal na área, assim como um trabalho de educação ambiental com os moradores para conviverem harmonicamente com o rio
Abstract: In recent decades, the number of people experiencing flood damage and losses has increased considerably as a result of unbridled population growth, mismanagement of water resources and drainage systems, therefore causing social, economic and environmental damage. With the advent of new technologies, Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) are capable of generating High Resolution Digital Models, an indispensable tool for the formulation of hydrological models, increasingly used in the forecasting and prevention of flood events. One such model is HAND, an algorithm developed by National Institute of Space Research (INPE) that normalizes the drainage network, making it the topographic reference point and which will indicate areas flooded from historical events, that is, the closer a site is to a channel and the lower the altimetric difference between them, the more prone it will be to flood. A section of the Cuiá river basin, located in the county of João Pessoa, was selected as the study area and presents critical flood points in this region. Based on UAV flights, the Digital Terrain Model (DTM) was processed, input data for the HAND model formulation and, from this corrected model and the accumulated area, the threshold of the drainage area of the region from local drainage. Through informal conversations and visits to the study area, flood points were collected in the residences before dredging in the river, necessary for model representation. As a result, the analysis of the flood areas before and after the dredging was done. In the first simulation, before the dredging, the flood points collected in the place were flooded, being able to predict the flood of the region; in the second simulation, after the dredging, the flooded points were not reached by the elevation of the river, showing that the dredging was efficient for these points, but did not prevent points closer to the river being affected. In addition, residences installed within the permanent preservation area range were affected by flood simulations. Thus, the study was able to predict the flood area in a section of the Cuiá river, recommending a greater supervision of municipal Civil Defense in the area, as well as environmental education work with the residents to live harmoniously with the river.
Palavras-chave: modelo hidroestático
risco de desastres
inundação urbana
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24722
Data do documento: 7-Mai-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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