Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24731
Tipo: TCC
Título: O processo de distensão intraurbana e a vulnerabilidade socioambiental em aterros sanitários: uma aplicação da metodologia SWOT e GUT
Autor(es): Souza, Mathews Alexander Costa Alves de
Primeiro Orientador: Filgueira, Hamilcar José Almeida
Resumo: No decorrer do desenvolvimento e estabelecimento da sociedade em contextos urbanos, uma série de transformações geográficas, culturais, sociais e ambientais ocorreram. Dessa forma, foi possível se observar o surgimento de uma série de impactos derivados da mudança da ocupação territorial, historicamente preponderante, de um contexto rural-agrário para um contexto urbano. Como movimento de imigração em massa, tal mudança de panorama teve por consequência um acentuamento dos problemas estruturais e ambientais pré-existentes nas áreas que previamente estavam desocupadas e sem uso devido do solo. O uso e a ocupação do solo se deram de forma não planejada e sem mensuração das possíveis consequências de um processo tão intenso de urbanização do meio ambiente. Esse mesmo processo também foi intensificado pelas políticas “desenvolvimentistas” que estavam em plena vigência, apesar de, em paralelo, existir um crescente movimento que visava despertar a consciência de que o meio ambiente não possuía capacidade de suporte para o ritmo extrativo que os países estavam adotando, o Brasil não foi uma exceção. Acerca dos impactos ambientais provenientes desse contexto no Brasil, apontou se a necessidade de soluções ambiente mediante o crescimento populacional elevado e consequente aumento da produção dos resíduos sólidos. Do crescimento populacional elevado surgiram as seguintes problemáticas: áreas adequadas para disposição dos resíduos sólidos urbanos e a Distensão Intraurbana (DI). E como soluções surgiram: primariamente os lixões e, posteriormente, os aterros sanitários para a questão dos resíduos; e a elaboração de planejamentos urbanos integrados para a distensão crescente dos tecidos urbanos. Desta forma, mostrou-se necessário examinar as nuances históricas, tecnológicas, sociais e culturais que perpassam a problemática da DI associada ao aumento da produção de resíduos sólidos urbanos e consequente necessidade de dar uma destinação ambientalmente sustentável, que seriam os aterros sanitários.
Abstract: Não consta no trabalho
Palavras-chave: Aterro sanitário
Distensão intraurbana
Análise SWOT
Análise GUT
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24731
Data do documento: 7-Mai-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MATHEWS ALEXANDER COSTA ALVES DE SOUZA.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.