Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24802
Tipo: Dissertação
Título: Homem internauticus: reflexões sobre juventude(s), influencers digitais e estéticas da masculinidade através de perfis do Instagram
Autor(es): Figueiredo, Drielly Elienny Duarte de
Primeiro Orientador: Longhi, Márcia Reis
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo trazer um debate a respeito de como as estéticas das masculinidades são vistas, construídas e exercidas pela juventude através das redes sociais. Estamos interpretando como “juventude” as gerações Millenial e Z, também conhecidos como nativos digitais de primeira e segunda geração. É a partir deles que a figura do influenciador digital, os interlocutores desta pesquisa, emerge na sociedade. Pensando a respeito do alcance e papel que os produtores de conteúdo online (influencers) têm na sociedade de consumo, procuramos traçar uma linha de entendimento sobre como e em que medida esses profissionais contribuem para a construção de novas identidades estéticas da masculinidade. Sendo a pesquisa sobre influenciadores digitais, o campo foi feito na plataforma digital Instagram, onde foram observados os perfis de cada interlocutor, suas postagens, interações com os seguidores e contatos breves via chat; também foi utilizado o Google Meet para entrevistas mais longas. Nas considerações finais, é possível compreender o papel que os influenciadores digitais tem na construção de novas formas de masculinidades na sociedade de consumo, principalmente no que diz respeito às gerações abordadas nesta pesquisa, os Millenials e a geração Z.
Abstract: The present work aims to bring forth a discussion concerning how masculinity aesthetics are perceived, constructed and undertaken by youth through social media. In here, we are regarding Millennials and Gen Zers as “youth”, groups that are also known as digital natives of first and second generation. It is from them that the figure of the digital influencers, interlocutors of this research, emerges in society. Thinking of the reach and the role that online content producers (influencers) have in a consuming society, we try to draw a line of understanding about how and to what extent these professionals contribute to the construction of new aesthetic identities of masculinity. As this is a research on digital influencers, we took the digital platform Instagram as our field, where we observed the profiles of every interlocutor, their posts, interactions with their followers and brief interactions via private messaging; we have also used Google Meet for longer interviews. In our final considerations, it is possible to understand the role digital influencers have in the construction of new forms of masculinity in the consuming society, mainly with regards to Millennials and Generation Z, demographics that were addressed in this research.
Palavras-chave: Estéticas da masculinidade
Juventude
Influenciadores digitais
Millenials
Geração Z
Masculinity aesthetics
Youth
Digital Influencers
Generation Z
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Antropologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24802
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DriellyEliennyDuarteDeFigueiredo_Dissert.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons