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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24811
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de código em Linguagem C++ para modelamento do comportamento termodinâmico de pneu utilizando o método dos elementos finitos
Autor(es): Almeida, Heitor Augusto Carneiro de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marcelo Cavalcanti
Resumo: A análise do comportamento do pneu é essencial na avaliação do desempenho de um automóvel, visto que esse tem uma contribuição majoritária no comportamento dinâmico do veículo. Muitos modelos atualmente utilizados apresentam limitações no número de análises suportadas, por exemplo o modelo que representa o pneu como uma mola é restrito basicamente para análises modais. A análise utilizando o método dos elementos finitos pode englobar análises estáticas, dinâmicas e modais, além de ser capaz de representar características construtivas específicas como a inclinação das fibras metálicas no pneu, a qual varia dependendo da finalidade do mesmo. Sendo assim um modelo bastante robusto e acurado é proposto. Visando aumentar a acurácia do modelo de estruturas pneu em elementos finitos já em uso, foi desenvolvida uma aplicação para o modelamento termodinâmico do mesmo utilizando a linguagem C++. Para tal, foi necessário criar um programa que faz uso da malha gerada pelo modelo mecânico estrutural, adaptando-a para a análise térmica através da adição de camadas intermediárias de elementos hexaédricos, sem perder a intercambiabilidade com a malha utilizada na análise mecânica estrutural. Desta forma, é possível acoplar o modelo térmico com o mecânico estrutural, tornando o modelo mais acurado e robusto.
Abstract: The tire behavior analysis is essential on the performance evaluation of an automobile, since it has a major contribution on the dynamic behavior of the vehicle. Many models now used are limited in number of supported analysis, for instance the model that represents the tire as a spring is basically restricted to modal analysis. The analysis using the finite element method can perform static, dynamic and frequency analysis, and it is also capable of representing constructive characteristics like the tire’s metallic fibers inclination, which varies depending on the tire goal. Therefore, a robust and accurate model is proposed. Aiming to increase the accuracy of the model currently in use, one application for thermodynamic tire modeling was developed using C++ language. Therefore, it was necessary to develop a code that uses the mesh generated by the structural mechanical model, adapting it for the thermal analysis through intermediate hexahedral elements layers addition, such that the interchangeability with the original mesh is preserved. Finally, it is possible to couple the thermodynamic and structural mechanical models, making the model more robust and accurate.
Palavras-chave: Método de Elementos Finitos (MEF)
Análise Térmica-estrutural
Modelamento de Pneu
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24811
Data do documento: 7-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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