Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2490| Tipo: | TCC |
| Título: | Engajamento escolar e valores humanos: um estudo correlacional |
| Autor(es): | Estanislau, Andrezza Mangueira |
| Primeiro Orientador: | Fonseca, Patrícia Nunes da |
| referee1 : | Dias, Gildevan Estrela |
| Resumo: | O presente estudo objetivou conhecer em que medidas os valores humanos predizem o engajamento escolar. Participaram 338 estudantes, com idade média de 13,04 (DP=1,45), sendo a maioria do sexo masculino (52,4%), provenientes de escolas públicas (53,6%) e do nono ano do ensino fundamental (26,3%). Estes responderam a Escala de Engajamento Escolar, o Questionário de Valores Básicos e perguntas demográficas. Utilizou-se o software estatístico SPSS para realização de análises descritivas, e inferenciais. Os resultados indicaram que os alunos que priorizam valores das subfunções interativa, normativa, suprapessoal, existência e realização dedicam-se na realização da tarefa acadêmica, ao contrário daqueles que priorizam os valores da subfunção experimentação. Ademais, constatou-se que as variáveis nível de escolaridade e tipo de escola influenciaram no engajamento escolar. Os resultados evidenciam a importância dos valores em ambiente acadêmico, mostrando a necessidade do desenvolvimento de projetos que possam estimulá-los nas escolas, sobretudo àqueles de orientação central e social. |
| Abstract: | The present study aimed to know to what extent human values predict school engagement. Participants were 338 students, with mean age of 13.04 (SD=1.45), mostly males (52.4%), from public schools (53.6%) and ninth year of elementary school (26.3%). They answered the School Engagement Scale, the Basic Values Survey and demographic questions. Software SPSS was used to perform descriptive and inferential analysis. The results indicated that students who prioritize values of interactive, normative, suprapersonal, existence, and promotion subfunctions are dedicated in achieving the academic tasks, unlike those who prioritize values of excitement subfunction. Furthermore, it was found that education level and type of school influenced the school engagement. The results show the importance of values in academic environment, showing the need to develop projects that can stimulate them in schools, mainly those of central and social orientation. |
| Palavras-chave: | Engajamento escolar Valores humanos Escola Psicopedagogia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicopedagogia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2490 |
| Data do documento: | 27-Nov-2015 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AME15122015.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
