Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24934
Tipo: | Tese |
Título: | Gestão do conhecimento na Ciência da Informação no Brasil: estruturas cognitiva e social no seu processo de institucionalização científica |
Autor(es): | Feitoza, Rayan Aramís de Brito |
Primeiro Orientador: | Duarte, Emeide Nóbrega |
Resumo: | A Gestão do Conhecimento vem se destacando como um tema de interesse em diferentes campos científicos, inclusive na Ciência da Informação. Analisa o processo de institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social. No percurso metodológico, caracteriza a pesquisa como exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Realiza duas etapas na operacionalização da pesquisa: sistematização de categorias analíticas, de indicadores e de componentes enquanto critérios de avaliação; e identificação e descrição dos componentes estruturais da institucionalização científica. Na primeira etapa, adota a Análise Conteúdo para sistematizar os critérios de avaliação do atual estágio de institucionalização social e cognitiva da Gestão do Conhecimento, com base na teoria whitleyliana. Na segunda etapa, para identificação dos componentes da estrutura cognitiva da Gestão do Conhecimento, elege como universo os trabalhos publicados nos anais das 21 edições do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação e, como amostra, a produção científica em Gestão do Conhecimento do evento, os autores mais produtivos e os representativos do núcleo temático definidos por critérios estabelecidos; e, para identificação dos componentes da estrutura social da Gestão do Conhecimento, levanta documentos na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Diretório de Grupos de Pesquisa e no Currículo Lattes da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e nos portais de Programas de Pós-Graduação da Ciência da Informação, de periódicos científicos, de rede de cooperação, e dos eventos científicos. Como procedimentos de análise, faz uso, também, dos estudos métricos da informação a partir da bibliometria, com análise de citações. Identifica a linearidade e variação terminológica da temática a partir das palavras-chave e constata que a predominância dos termos mais incidentes denota as abordagens da Gestão do Conhecimento e dá previsão de temas para pesquisas futuras. Os fundamentos teóricos e metodológicos que embasam as pesquisas sobre a temática apontam a previsibilidade dos autores e obras da Gestão do Conhecimento, a partir das incidências de citações realizadas pelos citantes. Identifica instituições que ofertam programas de pós-graduação e respectivas linhas de pesquisa, grupos de pesquisa, e rede de cooperação, constatando que esses espaços são unidades formativas para pessoas interessadas no tema, como também viabilizam o fortalecimento da comunidade cientifica e identidade social interna da Gestão do Conhecimento neste campo. Identifica periódicos especializados e eventos científicos com escopo no tema, verificando o fortalecimento da identidade social externa da Gestão do Conhecimento. Identifica o perfil formativo e as afiliações institucionais de alocação dos pesquisadores responsáveis pela Gestão do Conhecimento. Conclui confirmando as hipóteses e a tese de que a Gestão do Conhecimento se encontra em processo de evolução e maturidade, com elevado nível de institucionalização na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social, posicionando-se como uma especialidade com abordagens que se configuram como áreas de pesquisa. |
Abstract: | Knowledge Management has been highlighted as a theme of interest in different
scientific fields, including Information Science. It analyzes the process of scientific
institutionalization of Knowledge Management in Information Science in Brazil, from its
social and cognitive structures. In relation to methodological procedure, it is
characterized as an exploratory and descriptive research with quantitative and
qualitative approach, of document and bibliographic type. It is performed two stages in
the research operationalization: systematization of analytic categories, of indicators
and components as evaluation criteria; and identification and description of structural
components of scientific institutionalization. In the first stage, it is adopted Content
Analysis in order to systematize the evaluation criteria of the current stage of social
and cognitive institutionalization of Knowledge Management, based on Whitley theory.
In the second stage, for the identification of components of the cognitive structure of
Knowledge Management, it is elected as universe the works published on the annals
of 21 editions of the National Meeting of Research in Information Science and the
sample is consisted of the scientific production about Knowledge Management in the
event, the most productive authors and the representatives of thematic nucleus defined
by established criteria. Also, for the identification of components of the social structure
of Knowledge Management, it is surveyed documents on the Sucupira Platform of the
Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, on the Directory of
Research Groups, and on the Lattes Curriculum of the Lattes Platform of the Brazilian
National Council for Scientific and Technological Development, as well as on the sites
of graduate programs in Information Science, of scientific journals, of the cooperation
network and of scientific events. As analysis procedures, it is also used metric studies
of information, starting from Bibliometrics, with quote analysis. It is identified linearity
and terminological variation of the theme from the keywords and it is noted that the
predominance of the most incident terms denotes the approaches of Knowledge
Management and gives prevision of themes for future researches. The theoretical and
methodological foundations that support the researches about the theme point the
predictability of authors and titles of Knowledge Management, from the incidence of
quotes done by the authors. Moreover, it is identified institutions that offer graduate
programs and their respective research lines, research groups and cooperation
network, determining that these spaces are formative units for people interested in the
theme, as well as they enable the strengthening of the scientific community and internal
social identity of Knowledge Management in this field. Specialized journals and
scientific events about the theme are also identified, verifying the strengthening of the
external social identity of Knowledge Management. It is identified the formative profile
and the institutional affiliations of allocation of the responsible researchers by
Knowledge Management. It is concluded by confirming the hypothesis and the thesis
that Knowledge Management is found in process of evolution and maturity, with an
elevate level of institutionalization in Information Science in Brazil, from its social and
cognitive structures, positioning as a specialty with approaches which configure
themselves as research areas. RESUMEN. La Gestión del Conocimiento se ha perfilado como un tema de interés en diferentes campos científicos, entre ellos las Ciencias de la Información. Analiza el proceso de institucionalización científica de la Gestión del Conocimiento en Ciencias de la Información en Brasil, a partir de sus estructuras cognitivas y sociales. En el camino metodológico, caracteriza la investigación como exploratoria y descriptiva, con abordaje cuantitativo y cualitativo, de tipo bibliográfico y documental. Realiza dos etapas en la operacionalización de la investigación: sistematización de categorías analíticas, indicadores y componentes como criterios de evaluación; e identificación y descripción de los componentes estructurales de la institucionalización científica. En la primera etapa, adopta el Análisis de Contenido para sistematizar los criterios de evaluación de la actual etapa de institucionalización social y cognitiva de la Gestión del Conocimiento, con base en la teoría whitleyliana. En la segunda etapa, para identificar los componentes de la estructura cognitiva de la Gestión del Conocimiento, se elige como universo los trabajos publicados en los anales de las 21 ediciones del Encuentro Nacional de Investigación y Posgrado en Ciencias de la Información y, como muestra, la producción científica en Gestión del Conocimiento del evento, los autores más productivos y los representantes del núcleo temático definido por criterios establecidos; y, para identificar los componentes de la estructura social de la Gestión del Conocimiento, recopila documentos en la Plataforma Sucupira de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior, en el Directorio de Grupos de Investigación y en el Currículo Lattes de la Plataforma Lattes de la Universidad Nacional. Consejo de Desarrollo Científico y Tecnológico, y en los portales de los Programas de Posgrado en Ciencias de la Información, revistas científicas, redes de cooperación y eventos científicos. Como procedimientos de análisis, también hace uso de estudios métricos de información provenientes de la bibliometría, con análisis de citas. Identifica la linealidad y variación terminológica del tema a partir de las palabras clave y constata que el predominio de los términos más incidentes denota los enfoques de Gestión del Conocimiento y proporciona una previsión de temas para futuras investigaciones. Los fundamentos teóricos y metodológicos que sustentan las investigaciones sobre el tema apuntan a la previsibilidad de los autores y trabajos de Gestión del Conocimiento, a partir de las incidencias de citas realizadas por los citadores. Identifica las instituciones que ofrecen programas de posgrado y sus respectivas líneas de investigación, grupos de investigación y red de cooperación, destacando que estos espacios son unidades de formación de personas interesadas en el tema, además de posibilitar el fortalecimiento de la comunidad científica y la identidad social interna del saber. Gestión en este campo. Identifica revistas especializadas y eventos científicos con alcance en el tema, verificando el fortalecimiento de la identidad social externa de la Gestión del Conocimiento. Identifica el perfil formativo y las adscripciones institucionales para la asignación de investigadores responsables de la Gestión del Conocimiento. Concluye confirmando las hipótesis y tesis de que la Gestión del Conocimiento se encuentra en un proceso de evolución y madurez, con un alto nivel de institucionalización en las Ciencias de la Información en Brasil, a partir de sus estructuras cognitivas y sociales, posicionándose como una especialidad con enfoques que se configuran como áreas de investigación. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Ciência da Informação Institucionalização cognitiva Institucionalização social Institucionalização científica Knowledge management Information Science Cognitive institutionalization Social institutionalization Scientific institutionalization Conocimiento gestión Ciencias de la Información Institucionalización cognitiva Institucionalización social institucionalización científica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24934 |
Data do documento: | 18-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RayanAramísDeBritoFeitoza_Tese.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons