Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24954
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia.
Título(s) alternativo(s): Re-signification of reading mediation activities in the school library during pandemic times
Autor(es): Souza, Ana Claudia Medeiros de
Santos, Raquel do Rosário
Bortolin, Sueli
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a).
Abstract: This paper has as purpose to map and analyze reading mediation activities carried out in the school library, especially in the context of COVID-19, and to verify the re-significations that this period will entail through such activities. Considering methodological proceedings, this work is characterized as descriptive, adopting the multiple cases method, and as data collection tool the questionnaire, applied to librarians who work in school libraries in the Brazilian states of Bahia, Sergipe and Paraná. The research reveals a re-signification of reading mediation activities, considering that the school librarians are acting beyond the library’s physical environment, employing web devices and developing competences in order to keep on drawing readers and collaborating in your training. The investigation accomplished in this study allowed the identification of signs pointing out that after this pandemic period the school library will continue to offer its activities and products in a hybrid context, in accordance with the informational behavior and with the aspirations and demands of the reader.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Mediação da leitura
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24954
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia.pdf405,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons