Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24955
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFBA
Título(s) alternativo(s): Mediation of reading in the experiences of students of the UFBA Social Sciences course
Autor(es): Souza, Ana Claudia Medeiros de
Santos, Raquel do Rosário
Jesus, Ingrid Paixão de
Resumo: A mediação da leitura como interferência consciente no processo de formação dos sujeitos leitores é o tema desta pesquisa, que teve por objetivo analisar o processo de formação dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como leitores, e as interferências da mediação da leitura no componente curricular Documentação II. A pesquisa se configura como descritiva que adotou como método o estudo de caso. Optou-se pela técnica de aplicação de questionário junto aos discentes, inscritos no referido componente curricular, visando a obtenção de informações sobre o gosto pela leitura; o uso das fontes de informação; e a interferência do mediador na formação leitora. Para a realização da pesquisa foi necessária uma reflexão, à luz da literatura, que abordasse o tema leitura na perspectiva de Perrotti (1999) e Dumont (2020); como também mediação da leitura a partir das concepções de Bortolin (2010); Jesus e Gomes (2019); Cavalcante (2021) e Santos, Sousa e Almeida Júnior (2021). Conclui-se que no ensino superior os sujeitos leitores também podem ser apoiados para o alcance da autonomia no processo de leitura crítica e que possibilita uma reflexão sobre si e suas ações como sujeito protagonista.
Abstract: The mediation of reading as a conscious interference in the formation process of readers is the subject of this research, which aimed to analyze the process of formation of students of the Social Sciences course at the Universidade Federal da Bahia (UFBA), as readers, and the interferences of the mediation of reading in the curricular component Documentation II. The research is configured as descriptive that adopted the case study method. We opted for the technique of applying a questionnaire to students, enrolled in the aforementioned curricular component, in order to obtain information about the taste for reading; the use of information sources; and the mediator's interference in reading formation. In order to carry out the research, it was necessary to reflect, in the light of the literature, that addressed the topic of reading from the perspective of Perrotti (1999) and Dumont (2020); as well as reading mediation based on Bortolin's conceptions (2010); Jesus and Gomes (2019); Cavalcante (2021) and Santos, Sousa and Almeida Júnior (2021). It is concluded that in higher education, reading subjects must also be supported to achieve autonomy in the process of critical reading, which allows for a reflection on themselves and their actions as a protagonist.
Palavras-chave: Mediação da leitura
Formação de leitor
Fontes de informação - leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p326-344
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24955
Data do documento: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de CiênciasSociais da UFBA.pdf843,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons