Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2497
Tipo: | TCC |
Título: | Leitura em voz alta versus leitura silenciosa: análise de compreensão textual em crianças |
Autor(es): | Nascimento, Amanda de Brito |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar a existência de diferença na compreensão textual quando realizada a leitura em voz alta e silenciosa. A leitura é a capacidade de decodificar e compreender o texto lido. A compreensão depende, então, da decodificação, mas esta não é suficiente para que a compreensão ocorra. A leitura conta com mecanismos de diferentes níveis, desde os mais básicos aos mais elaborados, para atingir a compreensão. Durante a leitura podem ser utilizados dois processos cerebrais que vão variar de acordo com a forma que o texto é lido. O processamento visual ocorre durante a leitura silenciosa, enquanto o processamento auditivo ocorre durante a leitura em voz alta. Foram pesquisadas 20 crianças do 3o e 4o anos do ensino fundamental, com idade de 8 a 9 anos, de ambos os sexos. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi o PROCOMLE e os dados foram analisados com base nos escores apresentados pelo teste e com o apoio do SPSS. Os resultados apontaram para a leitura em voz alta como melhor facilitadora da compreensão textual, com base nas capacidades de formar a macroestrutura textual e inferir apresentadas pelas crianças nessa modalidade de leitura. Palavras-chave: leitura silenciosa, leitura em voz alta, compreensão textual. |
Abstract: | The objective of this study is to verify the existence of differences in reading comprehension when performed reading aloud and silent. Reading is the ability to decode and understand the text read. The comprehension depends on the decoding, but this is not enough for the comprehension occurs. Reading has mechanisms at different levels, from the most basic to the most elaborate, to reach comprehension. During reading can be used two brain processes, that vary according to how the text is read. Visual processing occurs during silent reading, while the auditory processing occurs while reading aloud. They were studied 20 children between 3rd and 4th years of primary school, aged 8-9 years, of both sexes. The instrument used for this research was the PROCOMLE and the data were analyzed based on the scores submitted by the test and with the support of SPSS. The results pointed to the reading aloud as the best facilitator of textual understanding, based on the capacity to form the textual macrostructure and infer presented by the children in this reading mode. |
Palavras-chave: | Leitura silenciosa Leitura em voz alta Compreensão textual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2497 |
Data do documento: | 23-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABN09122015.pdf | 567,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.