Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24977
Tipo: TCC
Título: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) PARA REDUÇÃO DE RETORNO DE PEDIDOS EM UMA EMPRESA DE POLPA DE FRUTAS
Autor(es): Carmo Neta, Beatriz Pires do
Primeiro Orientador: Leite, Maria Silene Alexandre
Resumo: Os processos logísticos desempenham importante papel no alcance de resultados nos custos de transportes e no atendimento aos clientes. Este trabalho teve como objetivo aplicar o Método Análise e Solução de Problemas (MASP) para tratamento do problema de retorno de pedidos no setor logístico de distribuição. Além disso este trabalho aplicou outras ferramentas de gestão às atividades: preparação, expedição e monitoramento das cargas de polpas de frutas da saída da empresa até a entrega aos clientes. A empresa não dispunha de um plano de gestão para o problema do retorno de pedidos, e por mais que fosse realizado um acompanhamento de dados das entregas e realização do sequenciamento do roteamento, os dados não geravam ações de melhoria que pudessem elevar a eficiência dos veículos utilizados nas entregas, nem mesmo aumentar a quantidade de entregas realizadas por dia. Nesse sentido, apoiando-se nos conhecimentos de logística e da qualidade para a aplicação das etapas da metodologia MASP, o intuito foi gerir as atividades do setor de logística englobando o uso de ferramentas da qualidade. O trabalho foi realizado de fevereiro/2018 á setembro/2018, sendo constatado melhorias significativas, tais como: redução de retornos de pedidos, melhor uso dos caminhões e aumento da produtividade e eficácia do setor.
Abstract: Logistic processes play an important role in achieving positive results in transportation costs and customer service. This work aimed to apply the method of analysis and solution of problems (MASP) to handle the problem of return of orders in the logistic distribution sector, including the application of other management tools to the preparation, dispatch and monitoring activities of pulp loads of fruit from the company until its delivery to the customers. The company did not have a management plan for these activities, and even though data follow-up of deliveries and sequencing of routing was performed, the data did not generate improvement actions that could increase the efficiency of the vehicles used in the deliveries, nor even increase the amount of deliveries performed per day. In this sense, based on the knowledge of logistics and quality, the steps of the MASP methodology were applied to manage the activities of the logistics sector, which encompasses the use of quality tools. The work was carried out from February / 2018 to September / 2018, with significant improvements, such as: reduction of order returns, enabling better truck use and increased productivity and efficiency of the sector.
Palavras-chave: Distribuição
Logística
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24977
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL_BEATRIZ PIRES.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.