Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2504
metadata.dc.type: TCC
Title: Projeto político pedagógico e competências dos egressos do curso de administração da UFPB: comparação com cinco universidades federais brasileiras
metadata.dc.creator: Machado, Edeuma Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: ZAGO, Célia Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: AYRES, Kátia Virgínia
metadata.dc.description.resumo: As empresas necessitam de aperfeiçoamento constante em seus processos e de estratégias para a produção de novas oportunidades de negócios, a fim de se destacarem num mercado de alta competitividade. Da mesma forma, os indivíduos estão empenhados na busca por maior aprendizado para se tornarem profissionais competitivos. Em se tratando do administrador, o mercado de trabalho exige que este tenha capacidades diferenciais, com o propósito de se adaptar à nova realidade organizacional e agregar valor à organização na busca por resultados excelentes. Considerando o relevante papel desempenhado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) nessa formação para o mercado de trabalho, a presente pesquisa comparativa se propõe a buscar entender as relações existentes entre os conteúdos abordados e as possíveis competências desenvolvidas pelo curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em relação às grades curriculares de outras cinco IES, escolhidas com base nos critérios de representatividade regional e de resultados alcançados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizado em 2012. Como este trabalho pretende contribuir para o reconhecimento de mudanças que possam proporcionar maior qualidade na formação dos estudantes de Administração da UFPB, então, torna-se necessária, como também justificável, a realização de Benchmarking com essas outras instituições universitárias para a identificação de características distintas na formação de competências dos seus estudantes, por meio da análise e comparação das matrizes curriculares encontradas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos em questão. Além de constatar que o mercado de trabalho procura profissionais de administração com características criativas, inovadoras, conhecimentos técnicos voltados para a prática, que tenham uma visão holística e habilidades interpessoais, a pesquisa identificou algumas inconsistências entre as grades curriculares, as habilidades pretendidas pelas universidades federais estudadas e as exigências do mercado.
Abstract: Companies need continuous improvement in its processes and strategies for the production of new business opportunities in order to excel in a highly competitive market. Similarly, individuals are engaged in the search for higher learning to become competitive professionals. Regarding the administrator, the labor market requires that it has differential capacities, in order to adapt to the new organizational reality and add value to the organization in the search for excellent results. Considering the important role played by Higher Education Institutions (HEIs) in this training for the labor market, this comparative research aims to seek to understand the relationship between the content covered and the possible skills developed by the course of Directors of the Federal University of Paraíba (UFPB) in relation to the curricula of five other HEIs, chosen based on the criteria of regional representation and results achieved in the National Student Performance Exam (ENADE) held in 2012. As this work aims to contribute to the recognition of changes that can provide higher quality in the training of Directors of students UFPB then becomes necessary, but also justifiable, conducting benchmarking with these other universities to identify distinct characteristics on building skills of their students through the analysis and comparison of curriculum matrices found in the Pedagogical Political Project (PPP) of the courses in question. Besides confirming that the labor market demand management professionals with creative, innovative features, technical expertise aimed at the practice who have a holistic view and interpersonal skills, the research identified some inconsistencies between the curricula, skills required by federal universities studied and market requirements.
Keywords: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2504
Issue Date: 23-Feb-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPM29092017.pdf830,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons