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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2509
Tipo: TCC
Título: Modelo de excelência em gestão aplicado em empresas do segmento de hospedagem: estudos de caso em pousadas de João Pessoa
Autor(es): Sampaio, Igor Henrique Wanderley
Primeiro Orientador: Ayres, Kátia Virginia
referee1 : Felinto, Arturo Rodrigues
Resumo: Com o acirramento da concorrência em decorrência do avanço do capitalismo como sistema socioeconômico vigente, as empresas do setor de turismo tem buscado cada vez mais aprimorar o seu modelo de gestão no intuito de aumentar a eficiência dos processos organizacionais. Assim, o presente trabalho tem por objetivo, analisar as principais características de gestão do segmento de hospedagem, através da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) em pousadas de João Pessoa, avaliando seus os principais pontos fortes e as oportunidades de melhorias. Para contextualizar a temática da pesquisa é apresentado ao leitor uma explanação sobre a evolução histórica da qualidade, passando pelos gurus e premiações, até chegar aos modelos de qualidade e excelência em gestão que deram origem ao MEG. A pesquisa foi feita através de questionários semiestruturados com 25 quesitos distribuídos em oito critérios que servem como base para mensurar o grau de maturidade de uma empresa rumo a excelência em gestão. Os questionários foram aplicados nas pousadas mais antigas e mais novas da cidade e com a utilização do método comparativo de análise, foi possível conhecer o perfil de gestão dessas empresas. Após a análise dos dados, observa-se que em muitos aspectos, os critérios e fundamentos que compõe o MEG presentes no instrumento de coleta de dados ainda não estão bem incorporados a gestão dos empreendimentos. Então se conclui que apesar da hospedagem de ser um segmento de mercado bastante importante para o turismo de uma região, ainda tem muitos aspectos que podem e precisam ser aperfeiçoados para que as pousadas de João Pessoa sempre estejam trabalhando de maneira eficiente e eficaz, satisfazendo a necessidade e desejo dos seus clientes.
Abstract: Não possui abstract.
Palavras-chave: Modelo de excelência em gestão (MEG)
Administração da qualidade
Serviço ao cliente
TURISMO
João Pessoa - PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2509
Data do documento: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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