Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25109
Tipo: TCC
Título: Mercado Público modelo de Jaguaribe: proposta de revitalização de sua feira
Autor(es): Medeiros, Rebeca Paz de
Primeiro Orientador: Maciel, Janeeyre Ferreira
Resumo: A origem e a função das feiras livres estão relacionadas com o intercâmbio de mercadorias, cujo comércio sustentável e expansionista atravessou séculos e transformou-se em uma das bases da economia mundial. As feiras livres criaram os mercados públicos, os quais aprimoraram os conceitos de trocas de mercadorias e inseriram diversos avanços tecnológicos em relação à qualidade dos produtos e ao ambiente de comércio. O objetivo desse trabalho foi a avaliação das condições de comercialização de alimentos da Feira de Jaguaribe e a sua substituição por um Mercado Público Modelo. A metodologia aplicada se desenvolveu em várias etapas, sendo elas: a caracterização do seu comércio; a análise das condições higiênico sanitárias de suas instalações e manipuladores de alimentos; a avaliação do perfil dos comerciantes; e o projeto de um Mercado Público Modelo em substituição a atual feira. Esse projeto utilizou as informações obtidas na caracterização do comércio (tipo de edificação e estabelecimentos comerciais, área física disponível e em uso, outros), da sua planta arquitetônica atual (fornecida pela prefeitura de João Pessoa/PB), de softwares e mão-de-obra da área de arquitetura e demais informações coletadas para compor o desenho final do Mercado Público Modelo de Jaguaribe. Foram realizadas diversas visitas a feira e entrevistas a seus comerciantes. A coleta de informações foi executada através de questionários técnicos aplicados ao meio local (ambiente físico, comerciantes, bancas e boxes comerciais), baseados nas informações das resoluções RDC nº 275/02 e RDC nº 216/04. Os resultados obtidos da caracterização do comércio demostraram que a sua atividade é realizada em uma ampla área livre descoberta contendo bancas itinerantes de comercialização de alimentos. Os produtos de origem vegetal e animal representam 77% e 17%, respectivamente, de toda a sua atividade comercial. As precárias condições higiênico-sanitárias de comercialização dos alimentos observadas prejudicam principalmente o comércio de carnes (bovinos, caprinos, frangos, pescados). Os estabelecimentos comerciais apresentaram um elevado número de não conformidades com as diretrizes das resoluções utilizadas e iguais a 77% e 90% para os boxes e bancas comerciais, respectivamente. O perfil do comerciante da feira é um feirante femino, com faixa etária entre 31 a 40 anos, tempo de serviço de 12 a 20 anos, com ensino fundamental completo e sem cursos de capacitação sobre a sua atividade comercial. Sua principal insatisfação com o meio de trabalho é a falta de higiene do local. Seu maior incômodo é a forma de disposição das bancas e a sua maior satisfação profissional está relacionada com as relações pessoais com os clientes e outros feirantes. Seu trabalho é considerado como meio de sobrevivência. O projeto do Mercado Modelo de Jaguaribe apresenta as soluções para as condições inconformes identificadas, tais como: fornecimento de bancas adequadas para a comercialização de cada tipo de alimento existente; setorização para a disposição das bancas; disponibilidade de pontos invidualizados de água tratada e de energia aos estabelecimentos comerciais; cobertura da ampla área livre descoberta; e outros. Portanto, esse novo Mercado Público Modelo de Jaguaribe contempla as condições desejáveis de lazer e comércio para a sua comunidade.
Abstract: The origin and function of free fairs is related to the exchange of goods, whose sustainable and expansionist trade has spanned centuries and become one of the foundations of the world economy. Free fairs created public markets, which improved the concepts of trade in goods and introduced various technological advances in relation to product quality and the trading environment. The objective of this work was to evaluate the food commercialization conditions of the Jaguaribe Fair and its replacement by a Model Public Market. The applied methodology was developed in several stages, namely: the survey of its trade profile; the analysis of the hygiene and sanitary conditions of its facilities and food handlers; assessing the profile of your merchants; and the design of a Model Public Market to replace the current fair. This project used the information obtained from its trade profile (type of building and commercial establishments, physical area available and in use, others), its current architectural plan (provided by the city of João Pessoa / PB), software and hand- architectural work and other information collected to compose the final design of the Jaguaribe Model Public Market. There were several visits to the fair and interviews with its merchants. Information collection was performed through technical questionnaires applied to the local environment (physical environment, merchants, stalls and commercial boxes), based on information from resolutions RDC N 275/02 and RDC N 216/04. The results obtained from the trade profile showed that its activity is carried out in a wide open area containing traveling food stalls. Plant and animal products represent 77% and 17%, respectively, of all their commercial activity. The precarious hygienic and sanitary conditions of the food commercialization observed mainly affect the meat trade (cattle, goats, chickens, fish). Commercial establishments showed a high number of non-compliances with the resolution guidelines used and equal to 77% and 90% for the boxes and stalls, respectively. The merchant profile of the fair is a merchanter feminine, with ages ranging from 31 to 40 years, length of service from 12 to 20 years, complete elementary school and no training courses on their business activity. His main dissatisfaction with the work environment is the poor hygiene of the place. Her biggest annoyance is the way she stands and her greatest job satisfaction is related to personal relationships with clients and other marketers. Your work is considered as a means of survival. The Jaguaribe Model Market project presents the solutions to the identified nonconforming conditions, such as: provision of adequate stalls for the commercialization of each type of existing food; sectorization for the disposal of stalls; availability of outdated points of treated water and energy to commercial establishments; coverage of the large uncovered free area; and others. Therefore, this new Jaguaribe Model Public Market contemplates the desirable leisure and trade conditions for its community.
Palavras-chave: Comércio
Integração social
Saúde pública
Revitalização
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Alimentos
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25109
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso- Rebeca Paz de Medeiros 2019- DEA.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.