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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25127| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Ensino de virologia na EJA: aplicação de uma sequência didática como forma de promover a aprendizagem e o protagonismo dos alunos |
| Autor(es): | Silva, Claudio Paz da |
| Primeiro Orientador: | Pessoa, Wallace Felipe Blohem |
| Resumo: | A virologia é uma área da biologia que estuda os vírus e tem sua importância relacionada à microbiologia e à patologia. A presente pesquisa apresentou a proposta de ensino de virologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo a sequência didática como forma de promover a aprendizagem e o protagonismo dos alunos. Nesse sentido optamos pela construção de um informativo que buscasse explicar, a partir da vivência que os alunos tiveram na sequência didática, alguns conceitos de virologia de maneira mais atrativa e com uma linguagem mais simples. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática em virologia na educação de jovens e adultos do ensino médio e a partir desta, produzir um informativo colaborativo. A pesquisa ocorreu no ano de 2021, com a turma do Ciclo VI da EJA do ensino médio, inicialmente formada por 16 estudantes da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo da cidade de Juripiranga – PB. A pesquisa foi desenvolvida com o modelo de ensino híbrido com a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), que permitiram uma maior aproximação dos objetos de estudo e uma produção com materiais alternativos. A proposta investigativa presente na pesquisa foi uma abordagem de aspecto qualitativo baseando-se em uma pesquisa-ação de modo cooperativo durante as aulas de biologia, com ênfase em virologia. Deste modo, os conceitos e conteúdos foram contemplados na sequência didática da pesquisa, de forma que os procedimentos metodológicos foram realizados em quatro etapas: 1- Atividade diagnóstica e coleta de dados, 2 - Produto do TCM – Sequência Didática, 3 - Produção do Informativo Colaborativo, 4 – Pós Teste e Análise dos Resultados. Nesse sentido, nas etapas metodológicas buscou-se sugerir práticas pedagógicas para trabalhar a temática de virologia, dando sempre enfoque à importância da investigação científica e ao protagonismo dos estudantes. Para isso, foi realizada uma atividade diagnóstica, a Produção de um Informativo Colaborativo e um questionário pós-teste, cujos resultados foram obtidos a partir da análise dos questionários aplicados a esses estudantes. Os resultados mostraram a viabilidade da sequência didática, que evidenciou uma melhora no entendimento dos estudantes no estudo dos vírus, embora algumas dificuldades observadas nos questionários pós-teste, possam estar vinculadas a conceitos que não foram desenvolvidos com a devida especificidade e detalhamento na Sequência Didática (SD). Nesse sentido, faz-se necessário a utilização de metodologias inovadoras para o ensino, que estimulem os estudantes a pensarem e produzirem novos conhecimentos, contextualizando e problematizando diante de sua realidade, tal como a prática de realização de uma Sequência Didática (SD) produto deste TCM. |
| Abstract: | Virology is an area of biology that studies viruses and its importance is related to microbiology and pathology. The present research presented the proposal of teaching virology in Youth and Adult Education (EJA), having the didactic sequence as a way to promote learning and student protagonism. In this sense, we opted for the construction of a newsletter that sought to explain, from the experience that the students had in the didactic sequence, some concepts of virology in a more attractive way and with a simpler language. Thus, the objective of this research was to develop a didactic sequence in virology in the education of young people and adults in high school and from there, produce a collaborative newsletter. The research took place in 2021, with the high school Cycle VI class of EJA, initially formed by 16 students from the State School of Elementary and High School Demétrio Toledo in the city of Juripiranga - PB. The research was developed with the hybrid teaching model with the use of digital information and communication technologies (TDIC), which allowed a closer approximation of the objects of study and a production with alternative materials. The investigative proposal present in the research was a qualitative approach based on an action research in a cooperative way during biology classes, with emphasis on virology. Thus, the concepts and contents were contemplated in the didactic sequence of the research, so that the methodological procedures were carried out in four stages: 1- Diagnostic activity and data collection, 2 - Product of the TCM - Didactic Sequence, 3 - Production of the Newsletter Collaborative, 4 – Post Test and Analysis of Results. In this sense, in the methodological stages, we sought to suggest pedagogical practices to work on the topic of virology, always focusing on the importance of scientific research and the role of students. For this, a diagnostic activity was carried out, the Production of a Collaborative Newsletter and a post-test questionnaire, whose results were obtained from the analysis of the questionnaires applied to these students. The results showed the feasibility of the didactic sequence, which showed an improvement in the students' understanding in the study of viruses, although some difficulties observed in the post-test questionnaires may be linked to concepts that were not developed with due specificity and detail in the Didactic Sequence (SD). In this sense, it is necessary to use innovative teaching methodologies that encourage students to think and produce new knowledge, contextualizing and problematizing their reality, such as the practice of carrying out a Didactic Sequence (DS) product of this TCM. |
| Palavras-chave: | Virologia Sequência didática Informativo Híbrido Virology Didactic sequence Newsletter Hybrid |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Biologia Molecular |
| Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
| Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25127 |
| Data do documento: | 1-Ago-2022 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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