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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25162
Tipo: TCC
Título: Sanear para educar: uma análise de realidades que cruzam
Autor(es): Queiroz, Ana Carolina Barbosa Chaves de
Primeiro Orientador: Remígio, Aline Flávia Nunes
Resumo: O acesso ao saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de um país, contudo, no Brasil, muitos fatores restringiram o seu progresso, como a falta de planejamento adequado, a carência de investimentos e a má gestão. O déficit na prestação de seus serviços pode desencadear uma série de problemas nos setores da sociedade, a exemplo da saúde, que tem sua relação com o saneamento amplamente discutida. Porém, os efeitos do saneamento básico inadequado sobre a educação ainda é um tema pouco explorado pela comunidade cientifica. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar a relação entre as condições de saneamento básico e indicadores da educação básica nas cinco macrorregiões geográficas do Brasil. O presente estudo foi de cunho exploratório e descritivo, com caráter quantitativo e realizou-se através de um levantamento de dados nas plataformas do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento – SNIS e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A partir dos resultados obtidos nas análises descritivas, foi constatado que em um cenário onde os indicadores do saneamento apontassem perspectiva de crescimento o mesmo aconteceria para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Por meio do recurso matemático de regressão linear, utilizando o coeficiente de Pearson (r) e a interpretação dos intervalos de (r), percebeu-se que todos os indicadores do saneamento básico analisados exibiram correlação positiva com o IDEB. Ao avaliar os resultados, observou-se que as cinco macrorregiões apresentaram, predominantemente, coeficientes de Pearson, acima de 0,6, indicando intensidade de correlação forte e muito forte, quando acima de 0,9, na qual se destacou a macrorregião Sul para todos os indicadores estudados. Tendo como única exceção o estudo feito entre os indicadores de abastecimento de água e o IDEB para o Norte e Sudeste, que mostrou intensidade moderada. Desse modo, foi verificada a existência de uma relação diretamente proporcional entre os indicadores de abastecimento de água e esgotamento sanitário e os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica do 5º e 9º anos do ensino fundamental.
Abstract: Access to basic sanitation is essential for the development of a country, however, in Brazil, many factors have restricted its progress, such as lack of adequate planning, lack of investments, and poor management. The deficit in the provision of its services can trigger a series of problems in the sectors of society, such as health, whose relationship with sanitation is widely discussed. However, the effects of inadequate basic sanitation on education is still a theme little explored by the scientific community. Thus, the general objective of this research was to analyze the relationship between basic sanitation conditions and basic education indicators in the five geographic macro-regions of Brazil. This study was exploratory and descriptive, with a quantitative character, and was carried out through a data survey on the National Sanitation Information System – SNIS and National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira – INEP platforms. From the results obtained in the descriptive analyses, it was found that in a scenario where the sanitation indicators pointed to a growth perspective, the same would happen for Basic Education Development Index – IDEB. Through the mathematical resource of linear regression, using the Pearson coefficient (r) and the interpretation of the intervals of (r), it was noticed that all the indicators of basic sanitation analyzed showed a positive correlation with the IDEB. When evaluating the results, it was observed that the five macro-regions predominantly presented Pearson coefficients, above 0.6, indicating strong and very strong correlation intensity, when above 0.9, in which the Southern macro-region stood out for all indicators studied. The only exception being the study carried out between the water supply indicators and the IDEB for the North and Southeast, which showed moderate intensity. Thus, it was verified the existence of a directly proportional relationship between the indicators of water supply and sanitary sewage and the Basic Education Development Index for the 5th and 9th grades of elementary school.
Palavras-chave: Abastecimento de água.
Ensino Fundamental
Esgotamento sanitário.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25162
Data do documento: 16-Jul-2021
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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