Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2523
Tipo: TCC
Título: Análise da viabilidade mercadológica de franquias no segmento de restaurantes na orla do Bessa em João Pessoa – PB
Autor(es): Simões Júnior, José Carlos
Primeiro Orientador: PINHEIRO, Nadja Valéria
Resumo: A globalização traz dentre inúmeros fatores, crescimento das cidades, aumento da contribuição e participação da mulher no mercado de trabalho, mudança da estrutura e composição alimentar, aumento do poder aquisitivo das classes sociais e mudanças culturais contribuem para um aumento da procura por refeições fora de casa, que já é realidade em muitas cidades brasileiras. Outro fator motivador é a urbanização recente da praia do Bessa localizada na cidade João Pessoa/PB, que possui um forte apelo turístico, por sua tranquilidade e qualidade da areia e água, ou seja, fortes atrativos pelos turistas. Estes fatores impulsionarão a necessidade de novos estabelecimentos em serviços de alimentação para atender de forma eficiente a estas mudanças socioculturais e a demanda turística. Por isso oportunidades de negócios como franquias de alimentação, atendem esta deficiência por oferecerem, além da credibilidade e qualidade no atendimento e produtos, os mais diferentes tipos de bares e restaurantes, e variados pratos de diversas regiões; e todo apoio administrativo, financeiro e comercial as suas operações garantindo segurança aos empresários (investidores). Porém os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscam produtos e serviços que superem suas necessidades, para tanto, um estudo de mercado se faz necessário para identificar, analisar e atender as expectativas destes consumidores. O presente estudo tem como propósito verificar a viabilidade mercadológica de franquias do segmento de restaurantes na orla do Bessa, localizado no município de João Pessoa/PB. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 204 entrevistados ao qual buscou além analisar o perfil dos frequentadores de restaurantes da praia, também a percepção destes em relação a franquias e negócios independentes. Pode-se concluir com os resultados do levantamento que apesar da maioria dos entrevistados não compreenderem a diferenciação e considerem indiferente a escolha entre franquias e negócios próprios, as franquias são ainda uma opção seguro para quem deseja iniciar um negócio, e a região do Bessa por sua extensão territorial e pouca concorrência, conjuntamente ao fator turístico, nos mostra que franquias de alimentação são viáveis para abertura nesta região.
Abstract: TRABALHO NÃO POSSUI ABSTRACT
Palavras-chave: EMPREENDEDORISMO
RESTAURANTES EM JOÃO PESSOA PB
SERVIÇO AO CLIENTE
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
JOÃO PESSOA PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2523
Data do documento: 22-Abr-2013
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCSJ02102017.pdf972,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons