Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2533
metadata.dc.type: TCC
Title: Atletas Brasil: método de inovação para incentivar os esportistas brasileiros
metadata.dc.creator: Leandro, Simone Donata
metadata.dc.contributor.advisor1: Abreu, Nelsio Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Baldanza, Renata Fracisco
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, apresentado como sob forma de estudo de caso único, teve como objeto o Atletas Brasil - localizada em João Pessoa – que é uma startup que visa ser uma ferramenta que contribua com a melhoria de problemas de patrocínio e divulgação de modalidades esportivas de forma a incentivar atletas. O objetivo principal da pesquisa foi acompanhar o processo de criação da startup Atletas Brasil e suas ações inovadoras no ramo esportivo. A relevância do trabalho é justificada, principalmente, devido ao cenário esportivo encontrar-se em constante crescimento atraindo cada vez mais empresas para aderir o Marketing Esportivo. Além de abordar – empreendedorismo e startup - bastante utilizados, ultimamente, na economia brasileira. Para atingir os objetivos propostos buscou-se, na literatura, o embasamento teórico para o trabalho, através de três vertentes: Marketing Esportivo, Empreendedorismo e Startups. Diante do objetivo de Acompanhar o processo de criação da startup Atletas Brasil e suas ações inovadoras no ramo esportivo é possível verificar o poder de aceitação do público – desde sua primeira ação com a venda de camisas temáticas para colaboração e divulgação da modalidade esportiva Handebol de Areia - e constatar que suas estratégias bem definidas fizeram com que em pouco menos de dois meses a ferramenta estivesse destacada em mais de 20 mídias, dentre elas Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Exame. A coleta de dados foi feita através de entrevistas – com os membros da equipe - e observação direta. A partir daí com os dados analisados e organizados - resultando em relatos – é possível conhecer um pouco mais sobre o histórico e a realidade das startups, desde sua ideia no papel.
Abstract: This paper, presented as a form of single case of study, had as its object Atletas Brasil - located in João Pessoa - which is a startup that aims to be a tool that contributes to the improvement of sponsorship problems and disclosure of sports to encourage athletes. The main objective of the research was to follow the process of creating the startup Atletas Brasil and its innovative actions in the sports industry. The relevance of the work is justified mainly due to the sports scene meet constantly growing increasingly, attracting companies to join the Sports Marketing. In addition to addressing - entrepreneurship and startup - widely used lately in the Brazilian economy. To achieve the proposed goals we sought, in the literature, the theoretical basis to the paper through three strands: Sports Marketing, Entrepreneurship and Startups. Given the purpose of tracking the creation process of the startup Atletas Brasil and its innovative actions in the sports branch can check the power of public acceptance - from his first action with the sale of thematic shirts for collaboration and dissemination of Beach Handball - and see that their well-defined strategies have made, in just under two months, the tool stand out in more than 20 media, among them Pequenas Empresas e Grandes Negócios and Exame. Data collection was done through interviews - with team members - and direct observation. From there - with the analyzed and organized data - resulting in reports - you can learn more about the history and the reality of startups from your idea on paper.
Keywords: Empreendedorismo
Startup
Marketing esportivo
Marketing estratégico
Atletas Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2533
Issue Date: 3-Mar-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDL02102017.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons