Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Dayane Ferreira de-
dc.creatorNascimento, Vanessa Luiza Queiroga do-
dc.date.accessioned2017-10-03T14:02:12Z-
dc.date.available2017-10-03-
dc.date.available2017-10-03T14:02:12Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2542-
dc.description.abstractThis study aims to identify the motivations and challenges of active teachers in the Youth and Adult Education in João Pessoa and Cabedelo.Aiming to understand the motives that led them to act in this type of education and the challenges faced daily.The reflections are understood and theorized from studies of Azzi(1994)Barcelos(2009),Cury(2000),Freire(1992,2006,2011,2013),Gadotti(1995,201) ,Libâneo(1998),Oliveira(2012),Pepper(2012),Rivers(1995),Rummert(2006),Rybczynski (2014),Saldanha(2009),Schwartz(2012).In our methodology we decided to do research with ten teachers working in adult education, where two of them were personally observed. Which will be identified, according to the rooms that act, which call room one and two room.The instruments used were the questionnaire and the observation that entered on stage in adult education teaching mode. Some results showed motivations ranging from the personal level caused by the school management. The challenges are numerous, being more evident evasion and lack of government attention to the EJA.Getting to this conclusion, while we do not have in Brazil, public policies that fully value the Youth and Adult Education, providing more positive than negative motivations and more stimulating challenges pedagogically speaking. We risk we encounter every day with teachers profiles, similar to those reported in this study.We need public measures that enable better conditions in the teaching profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-03T14:02:12Z No. of bitstreams: 1 DFO03102017.pdf: 1228721 bytes, checksum: 7f3166f0a0de43edd7210647ad28a7c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T14:02:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DFO03102017.pdf: 1228721 bytes, checksum: 7f3166f0a0de43edd7210647ad28a7c6 (MD5) Previous issue date: 2015-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.titleMotivação e desafios do docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Maria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a identificar as motivações e os desafios dos docentes atuantes na Educação de Jovens e Adultos nos municípios de João Pessoa e Cabedelo. Objetivando compreender quais os motivos que os conduziram a atuarem nessa modalidade de ensino e os desafios enfrentados cotidianamente. As reflexões são compreendidas e teorizadas a partir dos estudos de Azzi (1994) Barcelos (2009), Cury (2000), Freire (1992, 2006, 2011, 2013), Gadotti (1995, 2011), Libâneo (1998), Oliveira (2012), Pimenta (2012), Rios (1995), Rummert (2006), Rybczynski (2014), Saldanha (2009), Schawartz (2012). Em nossa metodologia optamos por fazer a pesquisa com dez professores,atuantes na EJA, sendo que dois deles foram também sujeitos da observação - sala um e sala dois.Os instrumentos utilizados foram o questionário e a observação que se inseriu no estágio na modalidade de ensino EJA.Alguns resultados apontaram motivações que vão desde âmbito pessoal aos ocasionados pela gestão escolar.Quanto aos desafios, são inúmeros, sendo mais evidente a evasão e a falta de atenção governamental para com a EJA.Concluímos afirmando que enquanto não tivermos no Brasil, políticas públicas que valorizem integralmente a Educação de Jovens e Adultos,proporcionando motivações mais positivas que negativas e desafios mais estimuladores,pedagogicamente falando, correremos o risco de nos depararmos cotidianamente com perfis de docentes, semelhantes aos relatados nesse estudo.Precisamos de medidas públicas que viabilizem melhores condições no exercício da docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFO03102017.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.