Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Cláudia Marçal dos-
dc.date.accessioned2017-10-03T14:28:03Z-
dc.date.available2017-07-31-
dc.date.available2017-10-03T14:28:03Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2543-
dc.description.abstractThis final paper took place in a municipal nursery school in Cabedelo / PB. It aims to analyze how the knowledge acquired at the universities has been used by nursery education teachers in the classroom. This paper is divided into 5 chapters. In the first chapter we present our final paper. In the second, consists of a retrospective history of childhood and nursery education. In the third, we discuss teacher training and teaching practice. In the fourth chapter, we expose the methodological procedures and in the fifth chapter we present and analyze the surveying data. Finally, we understand that universities are trainning teachers to act in kindergarten area, but these teachers are not able to to apply the knowledge learned at the classrooms. The knowledge is not being passed to the children. We realise that teachers know much authors considered refence to nursery education, but they have difficult of comparing the relationship between theory and practice. Thus, we believe that we have achieved the objectives of the research. However, we realize that there is a long way in the teaching practices at municipal nursery schools in order to assure a good education to the children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-03T14:28:03Z No. of bitstreams: 1 ACMS31072017.pdf: 1449797 bytes, checksum: c28c28c2cd1859f31497e13742e1064b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T14:28:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACMS31072017.pdf: 1449797 bytes, checksum: c28c28c2cd1859f31497e13742e1064b (MD5) Previous issue date: 2015-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleFormação e prática docente na educação infantil em uma creche municipal de Cabedelo/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580901656147300pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de Curso foi realizado em uma creche municipal de Cabedelo/PB. Teve por objetivo analisar de que forma os conhecimentos adquiridos nas Universidades vem sendo utilizados pelos professores de Educação Infantil em sua sala de aula. O trabalho está estruturado em 5 capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos inicialmente o nosso trabalho. No segundo, fizemos um retrospecto histórico sobre infância e Educação Infantil. No terceiro, discutimos a formação e a prática docente. No quarto, expomos os caminhos metodológicos e no quinto, apresentamos e analisamos os dados da pesquisa. Por fim, compreendemos que as Universidades estão instruindo os(as) professores(as) para atuar na área de Educação Infantil, mas esses professores não conseguem aplicar os conhecimentos aprendidos em sua sala de aula, ou seja, os conhecimentos não estão sendo aplicados na aprendizagem das crianças. Pode-se verificar que as professoras conhecem autores considerados de referência para a educação infantil, mas têm dificuldades em fazer relação entre a teoria e a prática. Desta forma, considera-se que, apesar de termos alcançado os objetivos da pesquisa, que há ainda um longo caminho para que as práticas docentes nas creches municipais possam garantir uma educação infantil de boa qualidade para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMS31072017.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.