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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2549
Tipo: TCC
Título: Letramento crítico e ensino de inglês na escola pública: análise de uma experiência
Autor(es): Silveira, Juliana de Souza Cavalcanti
Primeiro Orientador: Dialetaquiz, Andréa Burity
Resumo: Este trabalho sobre ensino de língua inglesa em uma escola pública, baseado em estudos de letramento crítico, visa analisar uma experiência vivenciada durante minha participação no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras- inglês, a qual aconteceu em setembro de 2015. Para tanto, fazemos um panorama sobre o ensino da língua inglesa como língua estrangeira no Brasil desde o Império até os dias atuais, apresentando por quais razões políticas e comerciais ocorreu a implementação da língua inglesa no currículo da educação básica. Discutimos os métodos e propostas sugeridas para o ensino de inglês no Brasil até as sugestões atuais, isto é, um ensino pautado no letramento e letramento crítico. Explanamos letramento crítico na perspectiva de alguns autores especialistas na área como Rojo (2009), Coradim (2014), Abednia (2015), como também na perspectiva dos documentos oficiais, publicados pelo Ministério da Educação (MEC), para o contexto do ensino público brasileiro. Neste trabalho apresentamos e analisamos a prática docente vivenciada no subprojeto PIBID Letras-Inglês, a partir das teorias discutidas neste trabalho sobre letramento crítico e ensino de inglês no ensino médio.
Abstract: The purpose of this is paper is to look at (or review how) English taught as a foreign language in a Brazilian public school, based in the theory of critical literacy. It aims to analyze an experience during my participation in the project PIBID Letras ingles. The class, that will be analyzed, occurred) September 2015. This paper we discuss how English as a foreign language was implemented in Brazil, since the Empire Age (1822 - 1889), until present day. It will present the commercial and political reasoning why this language was required as part of the basic educational curriculum. The paper will look at the methodology and the proposals suggested by the Brazilian officials. , especially teaching based in the literacy and critical literacy theory. It will discuss critical literacy from the perspective of scholars like Rojo (2009), Coradim (2014), Abednia (2015), as well as the perspective of the official documents, published by the Ministery of Education (MEC), in the context of the public teaching in Brazil. In this work, it will analyze the teaching practice experienced during the participation in the project mentioned. Looking at the theories discussed in this paper about critical literacy and English teaching in high school.
Palavras-chave: Ensino de inglês
Letramento
Escola pública
Letramento crítico
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Citação: Silveira, Juliana de Souza Cavalcanti. Letramento crítico e ensino de inglês na escola pública :análise de uma experiência. João Pessoa: s. n., 2017. 52f. Monografia (Graduação) UFPB - CCHLA
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2549
Data do documento: 9-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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