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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25491
Tipo: TCC
Título: Análise do comportamento de uma estaca hélice-contínua de pequeno diâmetro no bairro de Manaíra em João Pessoa
Autor(es): Gomes, Lucas Cavalcante
Primeiro Orientador: Soares, Fábio Lopes
Resumo: A engenharia civil tem sofrido um grande desenvolvimento teórico e tecnológico nos últimos anos, com ideias inovadoras surgindo no setor. As estacas do tipo hélice-contínua fazem parte dessa gama de novas ideias, e tem revolucionado a área da geotecnia na execução de fundações profundas. Nisso, é de grande importância o aprimoramento do dimensionamento desse tipo de fundação, a fim de melhorar a viabilidade de sua execução. Assim, o presente trabalho objetiva realizar a análise comparativa do cálculo de capacidade de carga realizada por métodos semiempíricos com o resultado de um ensaio de prova de carga estático, realizada numa estaca hélice-contínua de pequeno diâmetro, executada em uma edificação no bairro Manaíra, na região da orla da cidade de João Pessoa-PB. A estaca em questão possui 14m de comprimento e diâmetro 300mm. Para o cálculo da capacidade de carga foram utilizados os métodos semiempíricos de Aoki & Veloso, Décourt & Quaresma, Antunes & Cabral e Alonso. Ademais, utilizou-se o resultado do ensaio de sondagem SPT para realização dos cálculos. Para realização do ensaio de prova de carga, foi seguido todos os itens previstos pelas normas ABNT NBR 6122/2019 e NBR 12131/2006. Do ensaio de prova de carga, os valores de recalques sofridos pela estaca em função do tempo de aplicação de carga, com os quais tornou-se possível plotar gráficos para realizar uma análise baseada na extrapolação de Van der Veen. Dessa maneira, com todos os dados obtidos foi possível realizar a comparação entre os valores reais e os calculados.
Abstract: Civil engineering sofrido a great theoretical and technological development our last years, with innovative ideas surging in set. These types of helium-contaminate are part of this range of new ideas and revolutionized the area of geotechnics after the execution of deep foundations. Nisso, is of great importance in terms of dimension of this type of foundation, to increase the viability of its execution. Assim, presents the objective work of conducting a comparative analysis of the cargo capacity calculation carried out by semi-empirical methods with the result of a static load test test, carried out by a small diameter container with diameter diameters, exits a beam, in the direction of the city of João Pessoa-PB. It stands at this point has 14m of compression and a diameter of 300mm. For the cargo capacity calculation we used the semi-imperial methods of Aoki & Veloso, Décourt & Quaresma, Antunes & Cabral and Alonso. In addition, the result of the SPT survey is used for the calculation of the calculations. For the implementation of the loading test, follow all the food items according to the standards ABNT NBR 6122/2019 and NBR 12131/2006. From the loading test, the values of sophisticated recalcitrants at the time and function of the loading application rate, as well as the potential to plot graphs to perform an analysis based on Van der Veen extrapolation. In this way, with all due diligence you can make a comparison between the real values and the calculated ones.
Palavras-chave: Estaca Hélice-Contínua
Métodos Semiempíricos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25491
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental



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