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metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão do surdo no ensino regular na escola municipal de ensino fundamental padre Leonel da Franca no munícipio de João Pessoa- PB
metadata.dc.creator: Correia, Edilma da Silva
Santos, Mayra Bianca Cabral dos
Andrade, Renata Hellem Carneiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Carício, Márcia Rique
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender como se dá a inclusão do aluno surdo na escola regular de educação infantil e ensino fundamental. Com o título de A INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO REGULAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENAL PADRE LEONEL DA FRANCA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB, esse trabalho apresenta a situação de três alunos surdos do Pré I, 2o ano e 4o ano do Ensino Fundamental. Foram observadas, nessa investigação, em um período de oito dias, como se dava a relação entre os alunos, as professoras e os intérpretes. Foram aplicados questionários com os professores e os intérpretes. Para nos dar suporte teórico, tivemos contribuições de vários autores a exemplo de: Sassaki (1997), Vygotsky (1994), Mantoan (1997), Carvalho (2010) e outros. Como também tivemos o apoio de documentos oficiais na área, tais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e a Constituição Federal do Brasil de 1988. Verificamos que a escola apresenta estruturas e recursos adequados, porém os intérpretes não têm acesso prévio aos conteúdos, resultando fragilidades no desenvolvimento cognitivo dos alunos surdos na escola regular.
Abstract: This Course Completion Work had as objective to understand how the inclusion of the deaf student in a regular school of infantile education and fundamental education occurs. With the title of THE INCLUSION OF THE DEAF IN REGULAR EDUCATION IN THE MUNICIPAL SCHOOL OF FUNDAMENAL EDUCATION PADRE LEONEL DA FRANCA IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA / PB, This paper presents the situation of three deaf students of Pre-I, 2nd year and 4th year of Elementary School. In this investigation, in a period of eight days, the relation between the students, the teachers and the interpreters was observed. Questionnaires were applied to teachers and interpreters. In order to give us theoretical support, we have had contributions from several authors, such as Sassaki (1997), Vygotsky (1994), Mantoan (1997), Carvalho (2010) and others. We also had the support of official documents in the area, such as the 1996 National Education Guidelines and Bases Law, the National Curriculum Parameters and the Brazilian Federal Constitution of 1988. We found that the school has adequate structures and resources, The interpreters do not have prior access to the contents, resulting in weaknesses in the cognitive development of deaf students in the regular school.
Keywords: Alunos Surdos
Aprendizagem
Língua Brasileira de Sinais
Deaf students
Learning
Brazilian sign language
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2550
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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